Finalmente a chuva forte chegou e os incêndios estão controlados em Nova Gales do Sul, o estado mais afetado pela onda de calor na Austrália.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 13.
“Nem todos os incêndios foram extintos. Temos alguns em atividade no sul do estado, mas estão todos controlados. Desta forma, podemos nos concentrar em ajudar as pessoas na reconstrução”, afirmou o chefe dos bombeiros de Nova Gales do Sul, Rob Rogers, no Twitter. (veja abaixo)
As chuvas contribuíram para acabar com a crise dos incêndios que começou em setembro de 2019 em vários pontos da Austrália e que matou 23 pessoas em todo país.
O fogo arrasou mais de 10 milhões de hectares do leste e do sul da Austrália, matou milhões de animais e destruiu 2.500 casas.
A crise afetou grandes cidades, como Sydney, que esteve semanas envolta em fumaça. Em alguns lugares, o Exército precisou ser mobilizado para resgatar moradores.
Os incêndios foram deflagrados pela seca e agravados pela mudança climática, no ano mais quente e seco já registrado na Austrália.
Inundações
Depois do fogo, muita água.
Agora, a atenção está voltada para controlar as inundações, diante da previsão de mais chuva nos próximos dias na Austrália.
In what has been a very traumatic, exhausting and anxious bush fire season so far, for the first time this season all bush and grass fires in NSW are now contained.
It has taken a lot of work by firefighters, emergency services and communities to get to this point. #nswrfs pic.twitter.com/RhqmcYhJ1j— NSW RFS (@NSWRFS) February 13, 2020
Com informações da FrancePress e G1
Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: