Michael Jordan, a lenda do basquete dos EUA, anunciou uma doação de US $ 100 milhões – quase R$ 500 milhões – para organizações dedicadas a garantir igualdade racial, justiça social e maior acesso à educação.
“Através do nosso programa Jordan Wings, nos concentramos em fornecer acesso à educação, orientação e oportunidade para jovens pretos que enfrentam obstáculos do racismo sistêmico … mas sabemos que podemos fazer mais”, disse o comunicado divulgado na semana passada.
“Precisamos unir forças com a comunidade, governo e líderes civis para criar um impacto duradouro”, disse Craig Williams , presidente da Jordan Brand, que deseja ter um “impacto real” na comunidade preta.
“Os últimos meses nos mostraram o poder da nossa comunidade global e uma paixão que transcende as fronteiras culturais e regionais”, acrescentou Williams.
Futuro melhor
E, nesse espírito, a missão do seu programa Jordan Wings é fornecer inspiração e acesso para que os jovens possam criar um futuro melhor.
Em 27 de maio, o Programa concedeu bolsas de estudo a 32 estudantes na América do Norte por qualquer universidade de quatro anos.
Eles se juntarão aos 1.800 estudantes já financiados nos últimos seis anos na China e nos Estados Unidos.
Protestos
Michael Jordan divulgou uma declaração após protestos nacionais contra a brutalidade policial, dizendo:
“Eu não tenho as respostas, mas nossas vozes coletivas mostram força e incapacidade de serem divididas por outras pessoas. Devemos ouvir um ao outro, mostrar compaixão e empatia e nunca dar as costas à brutalidade sem sentido. Precisamos manter expressões pacíficas contra a injustiça e exigir responsabilidade. Nossa voz unificada precisa pressionar nossos líderes para mudar nossas leis, caso contrário, precisaremos usar nosso voto para criar mudanças sistêmicas. Todos nós precisamos fazer parte da solução e precisamos trabalhar juntos para garantir justiça para todos”.
O BleacherReport escreveu que Jordan fez doações no passado para ajudar a melhorar as relações entre a polícia e a comunidade preta:
“Ele prometeu US $ 1 milhão cada para o Instituto de Relações Comunidade-Polícia da Associação Internacional de Chefes de Polícia e o Fundo de Defesa Legal da NAACP em 2016″.
Com informações do GNN