Durante cerimônia do Grammy Latino, na noite desta quinta, 19, foram anunciados os vencedores na categoria Língua Portuguesa.
Entre os artistas brasileiros premiados estão Toninho Horta, Emicida, Paula Fernandes, Céu, e João Bosco.
A cantora Céu levou o prêmio de melhor álbum de pop contemporâneo com o disco “APKÁ!”;
Emicida, na categoria de álbum de rock ou música alternativa com “AmarElo”; Paula Fernandes em álbum de música sertaneja com “Origens”, um disco ao vivo.
Completam a lista João Bosco, com “Abricó-De-Macaco” levando em melhor canção;
Mariana Aydar com “Veia Nordestino”, em álbum de música de raiz; Aline Barros com “Reino”, em álbum de música cristã; Cláudio Jorge com “Samba Jazz, de Raiz, Cláudio Jorge 70”, em álbum de samba ou pagode.
E Toninho Horta & Orquestra Fantasma, com “Belo Horizonte”, como melhor álbum de música popular brasileira.
Latin America
A categoria mais importante com presença de brasileiros foi melhor canção “urban”, na qual Anitta e MC Lan disputaram com a música “Rave de Favela”.
Os vencedores foram a cantora espanhola Rosalía e o trapper porto-riquenho Ozuna, com a parceria “Yo X Ti, Tu X”.
Nas categorias gerais, o Brasil concorreu com Yamandu Costa e Caetano Brasil, em melhor álbum instrumental, e com Céu, em melhor álbum de engenharia de gravação, além da rapper Bivolt, em melhor vídeo musical em versão curta, e BaianaSystem e Tropkillaz, em melhor clipe.
Nenhum deles, entretanto, foi premiado.
Além da entrega dos prêmios em língua portuguesa, o segmento dedicado ao Brasil da cerimônia prévia teve a exibição de duas performances gravadas.
Uma delas contou com um dueto entre Emicida e Marcos Valle –parceiros na faixa “Pequenas Alegrias da Vida Adulta”– e a outra foi da banda Melim –indicados com a música “Eu Feat. Você”.
O Grammy Latino trata de discos e músicas lançados entre 1° de junho de 2019 a 31 de maio de 2020.
Com informações O Tempo