Aviões da FAB, Força Aérea Brasileira estão transferindo pacientes de Manaus para outras capitais.
Também estão transportando oxigênio e toneladas de insumos para o Amazonas, que vive um colapso no sistema público de saúde pelo aumento de internações de pessoas com Covid-19, 15 dias após as festas e aglomerações no final do ano.
Uma aeronave C-99 com 11 pacientes e 6 profissionais de saúde levou duas horas para levar pacientes de Manaus para São Luís, no Maranhão.
Na madrugada deste sábado, 16, duas aeronaves C-130 Hércules transportaram de São Paulo para Manaus 13 tanques de oxigênio líquido.
As duas partiram do aeroporto de Guarulhos. A primeira, com cinco tanques de oxigênio líquido e a segunda, com oito tanques.
Também foram transportadas duas usinas geradoras de oxigênio – equipamentos movidos a energia elétrica que processam o ar atmosférico e liberam oxigênio para uso medicinal.
Uma terceira aeronave C-130 Hércules decolou na hora do almoço e chegou no fim da tarde a Manaus.
Outros cinco tanques de oxigênio foram transportados por uma aeronave KC-390 Millennium que saiu de Guarulhos no fim da tarde deste sábado. A carga tinha de 5 toneladas.
Insumos
Além de pacientes e tanques de oxigênio, 4,3 toneladas de materiais hospitalares foram levadas por aviões da FB. São camas, tendas e geradores que foram levadas do Recife para Manaus.
Uma aeronave KC-390 Millennium chegou no início da tarde à capital do Amazonas.
Saíram de Guarulhos 18 tanques de oxigênio e do Recife, 4,5 toneladas de materiais.
Com informações do R7