O vídeo de uma auxiliar de enfermagem atravessando uma enxurrada para vacinar idosos no interior do Paraná emocionou o país neste fim de semana.
Agora, além do nome – Ângela Maria de Jesus – você vai conhecer o rosto dessa heroína que enfrentou a água, preocupada com a validade das doses e com os idosos que tinha para vacinar. (foto e vídeo abaixo)
Cheia de determinação e a coragem, Ângela é servidora da prefeitura municipal de Porto Rico, trabalha há 20 anos na área da saúde e há 4 anos como vacinadora.
O vídeo
As imagens foram gravadas na última sexta, 12, no momento em que a chuva surpreendeu equipe na zona rural de Porto Rico, no noroeste do estado.
Mas a profissional da saúde não teve dúvida. Viu uma oportunidade para atravessar a água e se arriscou.
Ela andou pendurada em uma cerca e chegou do outro lado para garantir a imunização do seu Manoel, dono do sítio e de outros moradores.
“Eu parei e falei: ‘como vou fazer?’ Não posso perder doses. Não importa o obstáculo, o importante é “fazer”[aplicar] a vacina da Covid-19. Nós somos sérios no que fazemos e temos amor na profissão”, afirmou a auxiliar de enfermagem ao G1.
Segundo a equipe, as vacinas precisam ser aplicadas em um intervalo de até seis horas depois que a ampola é aberta.
‘Não importa o obstáculo’
E Ângela contou que não importa o obstáculo que apareça para cumprir sua missão:
“Se eu abrir o frasco de vacina, ela tem um período para ser dada, e eu não posso perder a dose. Não importa o obstáculo, o importante é fazer a vacinação contra a covid”, disse Angela
Além da responsabilidade com o trabalho, ela falou sobre a importância dessa profissão, muitas vezes tão desvalorizada.
“Nós fazemos as coisas corretas, nós somos sérios no que fazemos e temos amor na profissão”, reforçou Ângela.
Porto Rico tem 2,5 mil habitantes. A prefeitura informou que já vacinou todos os idosos com mais de 90 anos.
View this post on Instagram
Com informações do G1.