Ministério da Saúde compra mais 54 milhões de doses da CoronaVac
O governo federal agora corre contra o tempo para vacinar a população. O Ministério da Saúde confirmou nesta quinta, 15, a compra de mais 54 milhões de doses da vacina Coronavac, do Instituto Butantan.
Somando com outras 46 milhões de doses já adquiridas do mesmo Butantan, o governo federal vai totalizar 100 milhões de doses da CoronaVac.
O contrato de compra da vacina contra Covid-19 – desenvolvida pelo instituto em parceria com o laboratório chinês Sinovac – foi assinado nesta segunda, 15, após anúncio feito em janeiro.
A informação saiu na Agência Brasil, a agência oficial do governo federal.
Pelo contrato para a inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização (PNI) as primeiras 46 milhões de doses da CoronaVac serão entregues até 30 de abril. Já o novo lote deve ser entregue até setembro.
Doses já compradas
Além da Coronavac, o Ministério da Saúde afirma que o Brasil vai receber até dezembro mais 42,5 milhões de doses de vacinas fornecidas pelo Consórcio Covax Facility.
O governo também diz que contratou da Fundação Oswaldo Cruz mais 222,4 milhões de doses que começaram a ser entregues mês passado.
O Ministério da Saúde deve assinar ainda os contratos de compra com a União Química, que deverá entregar 10 milhões de doses da vacina Sputnik V, entre março e maio, e com a Precisa Medicamentos, que pretende entregar, no mesmo período, mais 30 milhões de doses da Covaxin.
Tudo isso somado, chega a 400,9 milhões de doses de imunizantes para 211 milhões de brasileiros.
Já vacinados
Até este Carnaval, o Brasil vacinou pouco mais de 5 milhões de pessoas, o que equivale a menos de 3% da população.
Com informações do G1 e Agência Brasil