Menino de 10 anos faz cachecóis para sem-teto e pessoas com câncer
Yohann Prugger é tão pequeno, mas com atitudes gigantes! Sempre ativo, com apenas 10 anos ele sempre está pensando em formas de ajudar pessoas que precisam.
Hoje ele faz sozinho cachecóis e os distribui para pessoas em situação de rua e pacientes em tratamento de câncer em São Paulo. E Yohan garante que é movido apenas pelo prazer de ajudar o próximo.
“Eu tenho essa sensação que elas necessitam mais do que eu. E quando eu ajudo alguém…nossa!”, explica Yohann.
Atenção ao que o cerca
A mãe de Yohann, Elaine Sampaio, disse que ele sempre foi muito atento ao que acontecia ao redor. O garoto nasceu com deficiência auditiva e somente depois de alguns anos é que fez um implante coclear, o chamado “ouvido biônico”.
A ideia de fazer os cachecóis veio desse poder de observação que o garoto tem. Elaine conta que já fazia cachecóis e sempre que ia buscar o filho na escola, aproveitava o tempo dentro do ônibus para produzir as peças.
“Ele viu os moradores de rua passando frio. Ele começou a perguntar se ele podia entregar para esses moradores [os cachecóis]”, lembra Elaine.
A mãe também explicou que eles não tinham condições financeiras de comprar muitas lãs para fazer os cachecóis, então ela passou a vender. “A cada um cachecol vendido a gente doava dois”, conta.
Pacientes com câncer
Yohann chegou até pacientes em tratamento contra o câncer através de convite. O oncologista José Carlos Sadalla criou o projeto Aconchego, que doa lenços e toucas para mulheres em alas oncológicas da rede particular e do SUS.
Ele conheceu Yohann e convidou o garoto para entregar pessoalmente os cachecóis. O menino disse que a vontade de ajudar aumentou muito.
Inclusive, desde o ano passado Yohann está deixando o cabelo crescer para poder doar a crianças com câncer.
“É uma coisa maravilhosa, né? Principalmente para uma criança, pensar tanto no próximo. Ele tem o pensamento mais no próximo do que na própria família e nele mesmo. Ele não pensa duas vezes para dar alguma coisa para alguém que está precisando”, diz orgulhosa Elaine.
Quer exemplo você é Yohann! Parabéns pelas suas lindas atitudes!
Outro garotinho exemplar é o Ramon. Ele teve a ideia de fazer marmitas para distribuir a pessoas em situação de rua no início da pandemia. O que eram 10 marmitas por dia, se tornou um projeto lindo, que distribui 400 refeições diariamente. Veja esta matéria aqui no Só Notícia Boa!
Com informações de R7.