Uma startup criou uma bateria de baixo custo para gerar energia sustentável a partir do CO2. A ideia é distribuir o equipamento para todos os países nos próximos anos.
A Noon Energy fica em São Francisco, nos Estados Unidos e tem chamado muito a atenção do mercado de energia renovável.
O que diferencia a startup de outras empresas de bateria é que eles pretendem reduzir radicalmente os custos de armazenamento de longo prazo, criando uma tecnologia mais simples que usa carbono e oxigênio.
Bateria de custo ultrabaixo
Segundo Chris Graves, fundador da Noon Energy, o melhor caminho é criar baterias com uma capacidade de armazenamento de mais de 100 horas, o que viabiliza um cenário 100% solar e eólico nas comunidades.
Atualmente, as baterias da Noon Energy só fazem sentido econômico em aplicações de grande escala, mas têm o potencial de revolucionar tanto a rede elétrica quanto o transporte de longa distância, como navios de carga.
“A densidade potencial de energia poderia permitir o transporte e transporte de longo alcance”, diz Amy Duffuor, diretora do Prime Impact Fund, um fundo de tecnologia climática que recentemente garantiu um investimento de US $ 3 milhões para a startup.
Ela conta que essa transição energética é necessária, mas reconhece que o trabalho com tecnologia climática, “é literalmente um dos nós mais difíceis de quebrar”.
Com informações de Optimist Daily