Receita de lasanha à bolonhesa vegana: prato gostoso, afetivo e mais barato
A lasanha é um dos pratos preferidos do brasileiro. E hoje vamos aprender como fazer uma lasanha à bolonhesa vegana, ou seja, à base de plantas: um prato gostoso, mais barato e com ingredientes de fácil preparo. Tudo de bom!
A lasanha é chamada de comida afetiva, porque relembra momentos queridos em família, traz boas recordações. E é na cozinha que colocamos esse sentimento de amor em ação.
Neste caso da lasanha à bolonhesa vegana, tem opções legais que muita gente nem cogita, como usar um queijo de polvilho, por exemplo – além de fazer bem para o nosso corpo, ele evita o uso do leite que é tirado dos bezerrinhos.
E no lugar da carne – que anda bem cara no mercado – a receita usa a soja texturizada. Detalhe: meio quilo de soja texturizada custa por volta de R$ 8, três vezes mais barato que a carne moída de primeira, nos açougues.
“Com tantas vantagens para todos os seres, nos motivamos para nos atrevermos em algo novo, delicioso e que traduz cada refeição como um banquete”, convidou Patricia Varela , que estreou na semana passada a coluna vegana do Só Notícia Boa.
Vegana há 8 anos e vegetariana há 25 anos, Patrícia é professora de ioga e faz parte da administração do Santuário Vale da Rainha, uma ONG que cuida de animais resgatados em Camanducaia, Minas Gerais, desde 2013.
Vamos à receita saudável que ela preparou para o nosso fim de semana!
Receita Lasanha a Bolonhesa de Plantas
Ingredientes
- 2 saquinhos de massa pré cozida de lasanha massa semolina (não tem ovos)
- 2 batatas inglesas médias
- 4 dentes de alho
- 200 gramas de soja texturizada
- 1 xícara de chá de polvilho doce
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 5 colheres de sopa de óleo de milho
- 4 saquinhos de molho de tomate tradicional
Modo de Preparo
Deixe a soja de molho na água quente por 20 minutos. Reserve.
Apure o molho de tomate com o alho picado em uma panela com 2 colheres de óleo. E acrescente a soja depois de tirar o excesso de água dela, com o espremedor de batatas ou voal.
Cozinhe as duas batatas e, com ou sem casca – a gosto – as coloque no liquidificador com o polvilho, a farinha de trigo, sal a gosto e 1 colher de óleo. 600 ml de água.
Apure no fogo até que se torne um creme robusto. O polvilho dará a textura de queijo derretido no prato feito.
Use uma forma média untada para colocar a primeira camada do molho de tomate com 200 ml de água agregada para que a massa cozinhe.
Coloque então a primeira camada de massa.
Sobre a primeira camada, o creme de polvilho. Espalhe-o para cobrir toda superfície.
Outra camada de massa. Uma nova camada de molho de tomate com soja. Outra de massa. Finalize com o molho com soja. Coloque no forno preaquecido por 15 minutos.
Rende 6 porções
Tempo de preparo 50 minutos
Bom apetite! E depois, conte pra gente como ficou o seu prato!