Apaixonado pela Língua Brasileira de Sinais (Libras), o estudante Gustavo Mendes, de 20 anos, repercutiu nas redes sociais nas últimas semanas com vídeos interpretando músicas usando sinais.
O jovem já interpretou música de vários artistas nacionais e recebe elogios de famosos desde a primeira publicação, feita em março deste ano. (vídeo abaixo)
Gustavo conta que muitas vezes é difícil traduzir, mas ele persiste pela inclusão e por amar as interpretações em Libras.
Sucesso na rede
Aluno de Psicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Gustavo começou a estudar Libras em uma disciplina do curso.
“Tinha uma atividade de entrevistar uma pessoa surda, eu fui ao Centro de Capacitação do Surdo e fiquei encantando. Depois de um ano e meio estudando Libras, postei a interpretação de um poema e surgiu a ideia de fazer também um vídeo, após o comentário de uma amiga”, disse Gustavo Mendes.
O sucesso veio após a primeira interpretação com a música Déjà-vu Frenesi, da cantora brasileira Letrux.
Gustavo lembra que no mesmo dia da publicação, já bombou nas redes sociais e foi notado pela cantora.
Segundo o estudante, esse foi o maior incentivo para continuar e investir no trabalho que, para ele, une suas paixões, teatro musical, Libras e inclusão.
Além da Letrux, Gustavo coleciona reconhecimento de artistas da música brasileira, como Elza Soares, Clarice Falcão, Linn da Quebrada e Mulher Pepita.
Inclusão
Para ele, o maior incentivo das produções que faz é promover uma maior inclusão para pessoas surdas.
“Acho incrível e é o que me motiva, a gente por muito tempo associa libras a seriedade. Sempre vemos libras em transmissões oficiais ou cultos, pensamos que tem a ver com política ou religião. Aí chegam outras pessoas interpretando funks, músicas que viralizaram”, conta.
Para serem ainda mais inclusivos, os vídeos de Gustavo contam com legendas e descrições detalhadas sobre os arquivos.
Veja uma das interpretações maravilhosas do Gustavo Mendes:
como é que eu vou dizer que acabou? 😳 pic.twitter.com/TxIO7C4Hot
— gustavo (@ogusvato) July 1, 2021
Com informações de O Hoje.