Um filho sequestrado e vendido há 24 anos, foi localizado e finalmente se reencontrou com os pais. O sequestro dele mobilizou a China desde 1997 e inspirou até um filme.
A polícia na cidade de Liaocheng, província de Shandong, divulgou que encontrou Guo Xinzhen, que foi raptado aos 2 anos de idade. Agora, adulto, Guo pôde se reunir com os pais.
O vídeo do encontro, no último final de semana, foi divulgado pela polícia e mostra a família em lágrimas, se abraçando fortemente e gritando: “Nós encontramos você, você voltou!.”
Apesar de o pai ter rodado o país de moto em busca do filho, Guo estava próximo, na província vizinha de Henan.
Investigação e teste de DNA
O sequestro de Guo Xinzhen foi no leste da China em 1997 e desencadeou uma busca desesperada e aparentemente interminável por seus pais em todo o país. O drama inspirou cineastas a levar sua história para as telonas.
A polícia disse ter prendido duas pessoas que confessaram ter sequestrado e traficado Guo. Ele foi levado nas proximidades da casa da família por uma mulher desconhecida, disseram seus pais à polícia em 1997.
O caso nunca foi encerrado e este ano surgiu uma nova pista, com ajuda da análise de DNA e comparação de características faciais.
O Ministério de Segurança Pública encontrou uma correspondência potencial em Henan e quando os policiais rastrearam o homem, os testes de DNA confirmaram que era o desaparecido Guo Xinzhen.
A polícia deteve um suposto traficante de crianças identificado apenas como Hu, e sua ex-namorada identificada como Tang, de acordo com a postagem oficial nas redes sociais.
Os dois confessaram após o interrogatório, dizendo que Tang havia sequestrado Guo Xinzhen em 1997. Ela então se encontrou com Hu, e o casal pegou um ônibus de volta para Henan, onde venderam a criança.
No entanto, ainda não está claro para quem Guo Xinzhen foi vendido, e nenhum outro detalhe de sua criação foi fornecido pela polícia.
Esperança
O pai de Guo Xinzhen, Guo Gangtang, também nunca parou de procurar.
Ele saiu pela China, dirigindo uma motocicleta, e passou por quase todas as vastas províncias do país, cobrindo 500 mil quilômetros, de acordo com a agência de notícias estatal Xinhua.
Na bagagem, panfletos e uma bandeira estampada com a foto do filho. Foi assim que usou todas as economias e fez dívidas em sua longa jornada na busca pelo filho.
E foi isso que acabou inspirando o filme de 2015, “Lost and Love”, estrelado pelo ator de Hong Kong, Andy Lau.
Gangtang não conseguiu encontrar seu filho sozinho, mas conseguiu ajudar a rastrear mais de 100 outras crianças sequestradas e reuní-las com suas famílias, de acordo com a Xinhua.
Veja o encontro:
Veja o trailer do filme:
Com informações do Diário de Notícias e CNN