Projeto doa capacetes para ciclistas de baixa renda na Bahia
Um projeto muito bacana está recebendo capacetes usados e doando para ciclistas de baixa renda do interior da Bahia.
O movimento Ciclo-Olhar fez a primeira entrega de capacete no município de Jequié e já existe uma previsão doações também para Vitória da Conquista.
“A ideia é levar a proposta para outros estados, já que ainda tem muita gente pedalando sem proteção, o que aumenta consideravelmente o risco de acidente”, contou ao Só Notícia Boa o idealizador do projeto, Dado Galvão.
Movimento Ciclo-Olhar
Dado criou o Ciclo-Olhar para divulgar fotos, registros de lazer de ciclistas em todo o Brasil.
As fotografias que recebe são publicadas no Instagram do movimento. As fotos, além de inspirar, ainda incentivam a prática do esporte e de uma vida mais saudável.
Mas Dado notou que ainda havia muita gente pedalando sem os equipamentos de segurança e foi então que iniciou a campanha dos capacetes, para beneficiar os ciclistas menos favorecidos.
Doação de capacetes
O primeiro capacete foi doado em maio para o pescador Valmir Costa, de 65 anos. Ele pedala uma bicicleta bastante enferrujada, com um isopor acoplado da garupa. É assim que o idoso faz as vendas e sustenta a família.
“É este ciclista que queremos atingir com as doações e ao mesmo tempo conscientizá-los da importância do uso do capacete e acessórios como sinalizadores, luvas, sapatos para que pedalem com segurança e dignidade, independentemente do modelo ou valor da bicicleta, seja para o lazer ou para o trabalho”, explica o documentarista e autor da iniciativa.
Como ajudar
Quem doa, ainda é convidado a escrever uma cartinha para o ciclista que receberá o capacete.
Dado quer muito expandir o projeto e doar cada vez mais capacetes pelo Brasil. Para quem quiser contribuir é só entrar em contato com ele pelo telefone (71) 98825-1105.
Além disso, o ciclista incentiva que outras pessoas também iniciem o projeto semelhantes em diferentes cidades. Para ele, o importante é ver todos os ciclistas devidamente equipados.
Veja um vídeo explicando sobre o projeto e as doações: