A sétima temporada do “Bake Off Brasil: Mão na Massa”, reality show de bolos do SBT, estreia neste sábado com um participante conhecido de Brasília: o publicitário e cake designer Jonathas Almeida.
Ele tem 35 anos, nasceu na capital da República e tem formação de “Cake designer por instinto”, como explicou em entrevista ao Só Notícia Boa.
Jonathas Almeida, que há anos faz bolos lindos e enfeitados para clientes do Distrito Federal, revelou que aprendeu muito do que sabe fazer na infância, olhando a mãe dele preparar doces.
“Desde de pequeno tive contato com o mundo dos doces. Acompanhava minha mãe, que atendia encomendas dos vizinhos e familiares, de bolos caseiros, para levantar uma renda extra e ajudar nas despesas em casa. Eu estava sempre ali encantado com todo processo que ela fazia bater massa, fazer recheio e a finalização com a cobertura”, lembrou o brasiliense.
O programa e os desafios
Jonathas Almeida já começou a gravação dos episódios do programa semanal. Este primeiro vai desafiar os confeiteiros a fazerem um bolo que conte a história deles, com aromas, cores e sabores.
O Bake Off Brasil é apresentado por Nadja Haddad e tem entre os jurados a confeiteira Beca Milano e o renomado Olivier Anquier, chef, empresário e apresentador francês, naturalizado brasileiro.
Os 18 participantes desta temporada, disputam o prêmio de R$ 25 mil em compras e uma viagem para a Bélgica.
Eles são avaliados e a cada programa, um participante ganha o “avental azul” – que dá vantagens para a próxima fase – e outro é eliminado do programa.
O amor do brasiliense pela confeitaria
Morador de Águas Claras, pai da Laura, de 2 anos e casado com o também publicitário Fernando Braga, Jonathas é um apaixonado por bolos artísticos e decorados.
Ele revela que há anos vem se dedicando a “um amor chamado confeitaria” e o grande prazer é ver o resultado do trabalho dele na emoção das pessoas.
“Me sinto privilegiado em poder adoçar a vida e momentos tão especiais de cada cliente! Cada desafio é um frio na barriga de expectativas e ansiedades, muitas vezes noites sem dormir, finais de semana de dedicação… a confeitaria é de fato uma entrega 100%”, conta.
Mas o cansaço e as noites sem dormir, segundo ele, são compensados “pela satisfação de entregar mais um sonho”.
Cozinha é terapia
Para o participante do reality do SBT a cozinha é uma terapia.
“Quando me encontrava perdido, sem direção, a cozinha foi sempre o lugar em que consegui me reorganizar, encontrar algum sentido para minha alma e meu coração. Sempre foi o local onde a minha criatividade cruzava com sabores”.
E ele lembra que técnica não é tudo para fazer um bolo maravilhoso.
“Mais do que conhecer técnicas, é preciso dominar a arte de confeitar. Na confeitaria, muito mais do que reproduzir uma receita, é preciso compreender o universo por detrás do açúcar. … A cada dia aparecem novos desafios que exigem do confeiteiro, além da habilidade de enrolar doces, a habilidade de vencê-los. Essa batalha é diária”, lembrou.
Aí está a diferença entre um confeiteiro e um cake designer.
“Ser cake designer é muito mais do que ser confeiteiro, é juntar as delícias do sabor à beleza e estética visual da comida. Gratidão em poder adoçar um pouco mais o mundo”, concluiu o brasiliense.
O reality show de bolos “Bake Off Brasil: Mão na Massa” estreia neste sábado (24) às 22h30.
Veja a participação dele na chamada do programa:
View this post on Instagram