A jovem Rhayssa Braz sempre sonhou em conhecer o mundo e deu o primeiro passo. Ela foi aprovada e ganhou bolsas para estudar em 10 universidades internacionais.
A garota, que é de Santos, no Litoral Sul de São Paulo, escolheu um programa universitário no qual vai passar por oito campus universitário pelo mundo. O primeiro será em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.
Rhayssa optou pelo programa das instituições Zayed University e Minerva University e agora, ela tenta juntar dinheiro para embarcar nessa jornada de aprendizado.
Há pouco mais de um ano ela viu a oportunidade de realizar seu grande sonho por meio dos estudos, e decidiu se candidatar em diversas universidades estrangeiras.
Vida difícil
Ela contou ao G1 que sua vida foi marcada por dificuldades, principalmente porque foi criada apenas pela mãe e a avó paterna, que mantinham até três empregos cada para dar uma vida confortável à menina.
Rhayssa chegou a participar de concursos de redação, e ganhou uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, mas não conseguiu ir devido à falta de condições financeiras.
Mesmo assim, não desistiu do sonho. Ela participou de 44 processos seletivos em universidades internacionais, sendo 43 nos Estados Unidos e uma em Portugal.
A jovem explica que pesquisou sobre cada uma delas para escolher a que oferecesse as melhores condições para estrangeiros.
“Geralmente, as pessoas aplicam para 20, porque existe um site que faz uma coletânea das suas informações acadêmicas e mandam para elas, mas eu fui pesquisando. Apliquei para 44, para garantir que eu ia ser admitida, porque eu fiz o processo inteiramente sozinha”, explica.
A bolsa de estudos
Até o início de julho, Rhayssa havia sido admitida em nove instituições, todas com bolsas de estudos de até 65%.
Já no meio do mês, ela recebeu a notícia de que havia ficado entre os quatro brasileiros aceitos no programa Zayed University e Minerva University, uma parceria entre os Emirados Árabes e os Estados Unidos, com pelo menos 75% de bolsa.
A jovem escolheu o estudo interdisciplinar, que envolve os cursos de Business Transformation, Social Innovation e Tech, e durante os quatro anos de graduação percorrerá oito campi espalhados pelo mundo: São Francisco, nos EUA; Seoul, na Coréia do Sul; Hyderabad, na Índia; Berlim, na Alemanha; Buenos Aires, na Argentina; Londres, na Inglaterra; Taipei, em Taiwan; e Abu Dhabi.
Um dos objetivos do programa é levar aos alunos diferentes realidades sobre cultura, economia e política.
“Eu tinha sido recusada nessa universidade [Minerva University] em dezembro. Até que vi esse programa, me candidatei e fui um dos 30 estudantes no mundo que conseguiram a vaga nesse ciclo”, afirma.
Ajuda para viajar
Rhayssa já tem 75% de bolsa garantida para fazer o curso, mas espera a confirmação de 100% da mensalidade custeada pelas universidades.
Por isso, necessita de uma reserva financeira, para cobrir os custos extras, como passagem, moradia e alimentação. Para isso, ela criou uma campanha online de arrecadação, que a ajudará a juntar o valor de pouco mais de R$ 35 mil.
O valor precisa ser arrecadado até o meio de agosto, já que ela pretende embarcar até o dia 18, pois as aulas iniciam no dia 19, em Abu Dhabi.
Com informações do G1