Após meses de debate, o governo da França aprovou uma lei de incentivo à sustentabilidade e ao clima que vai pagar até 1500 euros (mais de R$ 9 mil) para todas as pessoas que trocarem os carros por uma bicicleta para circular pelas vias das cidades.
Se o francês não tiver um carro, também terá direito a outro benefício: um voucher de até mil euros para comprar uma bike elétrica.
Lei do Clima
A chamada Lei do Clima traz medidas inovadoras para combater o aquecimento global.
Por exemplo, serão proibidos voos quando se tem a alternativa de pegar um trem com viagens de menos de duas horas e meia.
Em comunicado, o governo francês informa que a medida vem “para promover o uso da bicicleta elétrica como alternativa ao veículo particular e a evolução rumo ao transporte sustentável, principalmente em solo urbano e suas periferias”.
Ecocídio
Por meio da lei, a França também estabelece o ecocídio, que são crimes de caráter ambiental, como destruir, ou invadir áreas verdes protegidas.
Além disso, proíbe o aluguel de casas sem isolamento térmico suficiente, para reduzir gastos com aquecedores.
A partir dessas medidas, o governo francês acredita que a possibilidade de reduzir as emissões de carbono em 40% no país até 2030 – em relação a 1990 – é alta.
A Europa como um todo já aplica leis que favorecem o meio ambiente.
Com informações de Yahoo Finanças