Cientistas descobriram uma nova maneira de identificar o câncer de cólon de forma precoce, quando a doença no estágio 1, por meio de exames de laboratório, para possa ser tratada logo com mais chance de cura.
O câncer de cólon é um tipo comum de tumor, mas o diagnóstico ainda é dificultado. Muitos pacientes só conseguem identificar a doença em estágios mais avançados.
E um cientista indiano desenvolveu um exame que aponta precocemente quando há ou não incidência da doença. O Dr. Sagar Sengupta do Instituto Nacional de Imunologia, que lidera o estudo, disse que o diagnóstico é “tão simples quanto identificar uma diabetes” e pode salvar muitas vidas.
Moléculas de RNA
O diagnóstico é feito a partir de moléculas de microRNA. A técnica utiliza fitas simples de RNA, que conseguem identificar uma proteína presente no câncer de cólon já no primeiro estágio da doença.
A equipe do Dr. Sagar Sengupta agora está trabalhando em parceria com o Universidade de Estrasburgo, na França, para juntos transformarem o teste em um exame de sangue comum.
Como os primeiros testes deram resultados positivos, a expectativa da equipe é levar a novidade o mais breve possível para dentro dos hospitais.
Câncer de cólon no Brasil
Segundo dados do INCA, no Brasil temos uma incidência de 20.540 casos de câncer de cólon e reto em homens e 20.470 em mulheres.
Isso representa a um risco estimado de 19,64 casos novos a cada 100 mil homens e 19,03 para cada 100 mil mulheres.
Com informações de The Logical Indian