Após a vacinação, os números relacionados à pandemia mostram uma situação mais otimista de controle no Ceará. Pelo menos cinco cidades do interior não apontam mortes por covid-19 há 2 meses.
Entre os municípios com melhores índices estão Potiretama, São João do Jaguaribe, Guaramiranga, Pires Ferreira e Barroquinha. Em alguns casos, as últimas mortes pela doença foram em maio.
Situação otimista
O levantamento foi feito pelo Diário do Nordeste, que cruzou dados da Secretaria da Saúde (Sesa) com informações divulgadas pelas prefeituras nos sites oficiais.
Como nem todos os 184 municípios cearenses publicam boletins epidemiológicos de modo detalhado, a estimativa é que mais cidades apresentem bons índices.
Último registro há 106 dias
De acordo com a análise, a cidade de Potiretama, no Vale do Jaguaribe, tem o melhor índice. O município, de aproximadamente 6,4 mil habitantes, conta 106 dias sem registro de óbitos por Covid.
Potiretama também se destaca pelo controle de óbito nos meses de alta nas infecções. Segundo registros, foram apenas sete óbitos registrados devido à doença.
O enfermeiro e coordenador da Atenção Básica do município, Witson Roniely, reforça que “a crescente queda nos números de casos tem se apresentado como consequência da imunização de toda a população no decorrer dos meses”.
“É notória a brusca queda nos índices de contaminação após a imunização dos grupos de risco”, afirmou.
Veja o quadro das cidades:
Potiretama
Último registro de óbito: 20 de maio de 2021
Total de óbitos: 7
São João do Jaguaribe
Último registro de óbito: dia 8 de junho de 2021
Total de óbitos: 9
Pires Ferreira
Último registro de óbito: dia 15 de junho de 2021
Total de óbitos: 11
Guaramiranga
Último registro de óbito: 18 de junho de 2021
Total de óbitos: 5
Barroquinha
Último registro de óbito: 24 de junho de 2021
Total de óbitos: 25
Com informações de Diário do Nordeste