Só Notícia Boa
Comercial
Influencer brasileira com Down faz Google mudar definição da síndrome
17 de setembro de 2021
- Monique de Carvalho
Vitória fez campanha para mudar o significado de Síndrome de Down, que era categorizada como doença no Google - Foto: reprodução
Vitória fez campanha para mudar o significado de Síndrome de Down, que era categorizada como doença no Google - Foto: reprodução

A influencer brasileira Vitória Mesquita, uma jovem de 22 anos com Down, já mostrada aqui no Só Notícia Boa, fez história no Google!

Após uma mobilização na web, a influenciadora do Distrito Federal conseguiu que o buscador alterasse de “doença” para “condição genética”, o significado de Síndrome de Down.

Com a campanha #AtualizaGoogle, ela viralizou, conseguiu chamar atenção da equipe do maior site de buscas do mundo e o termo foi alterado!

Comercial

Segundo Vitória, essa é uma conquista que deveria ser comemorada por todos, já que os resultados criam “um estereótipo falso, ainda gerava capacitismo, ao fazer com que a sociedade veja essas pessoas como menos capazes”.

“Imagine um jovem que fazia pesquisa sobre a condição de um colega de classe com Down e lê que ele é uma pessoa doente e com distúrbio? Ou mesmo uma mãe à espera de uma criança com síndrome de Down imaginar que terá um filho doente e que a culpa seria dela? As informações, como estavam na plataforma, levavam algumas pessoas a pensarem dessa forma”, ensinou a influencer.

Conteúdo de parceiros

O Google aceitou a mudança e justificou o erro anterior. Disse que todo conteúdo destacado nos painéis de informações sobre questões de saúde vem de parceiros com os quais a empresa trabalha em todo o mundo. No caso da definição brasileira, o conteúdo compartilhado é do Hospital Israelita Albert Einstein.

O Google também informa que os usuários da plataforma podem relatar, a qualquer momento, sobre informações incorretas ou desatualizadas, ajudando a melhorar os resultados das buscas.

E foi o que a Vitória fez! Percebendo o erro, ela fez questão de solicitar a alteração do termo. Como houve a demora na resposta, a influencer então criou a campanha.

Adesão da campanha

O vídeo produzido por Vitória foi compartilhado por milhares de pessoas. Uma delas, o senador e ex-jogador de futebol Romário, que tem a filha Ivy também com síndrome de Down.

“A mudança do termo é uma imensa vitória, especialmente quando se trata do maior site de buscas do mundo. O Google, hoje, funciona como uma porta de entrada para o conhecimento. Usar o termo correto é fundamental para não desinformar as pessoas, ou reforçar estereótipos negativos”, disse Romário.

Luta continua

Segundo Vitória, essa é a primeira de muitas conquistas que ela que alcançar. O caminho é longo, mas ela quer começar a mudança de perto, lutando por igualdade no Distrito Federal.

As principais dificuldades enfrentadas são a ausência de oportunidades no mercado de trabalho e a falta de conhecimento, que impedem que pessoas com síndrome de Down sejam consideradas como indivíduos com características e capacidades únicas.

Veja a publicação feita por Vitória, explicando a campanha:

https://www.instagram.com/p/CSkivLnpYj1/?utm_source=ig_embed&ig_rid=f06107fa-8530-4fa7-a290-583ed7c0beed

Como era antes da atualização - Foto: reprodução
Como era antes da atualização – Foto: reprodução

.

Como ficou após a alteração - Foto: reprodução
Como ficou após a alteração – Foto: reprodução

Com informações de Metrópoles

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial