A chuva de estrelas cadentes dos rastros do cometa Halley vem aí para iluminar ainda mais o mês de outubro e poderá ser vista no Brasil.
A Lua estará em Touro, e as melhores chances de observação serão em locais afastados das grandes cidades. Você poderá ver as estrelas cadentes sem a necessidade de um telescópio ou binóculo.
A média de estrelas cadentes será de 10 a 30 por hora.
E as horas que antecedem amanhecer são quando, “a Terra encontra a parte mais densa do fluxo de detritos de Halley”, explica a NASA .
Os meteoros orionídeos serão visíveis em todo o Brasil na direção leste, a partir de 22h do próximo dia 21, uma quinta-feira.
Cometa Halley
As chuvas de meteoros são causadas por cometas – pedaços de sujeira e gelo que orbitam nosso Sol, deixando para trás uma trilha de incontáveis fragmentos minúsculos à medida que se desintegram lentamente com o tempo.
Os rastros de poeira cósmica do Cometa Halley disparam contra a atmosfera da Terra com velocidades superiores a sessenta quilômetros por segundo.
As chuvas de estrelas cadentes podem ser observadas em áreas com céu limpo e o mínimo possível de poluição luminosa, portanto, ficar longe de luzes fortes ajudará bastante.
Com informações do GNN