Foi o santuário e o amor de Kathy Stevens que ajudaram a salvar o cavalo Buddy, de 31 anos, da eutanásia. Fundadora do santuário Catskill Animal Sanctuary, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, Kathy acolheu o animal, que foi deixado pelo antigo dono por estar com pouca mobilidade e cego.
Segundo a nova cuidadora, Buddy é um cavalo muito dócil e inteligente. Ela conta que rapidamente ele aprendeu alguns comandos, que para Kathy foi admirável, devido a idade avançada que o cavalo tem.
“Trabalhar com ele foi realmente uma questão de aplicar bom senso ao responder à pergunta: de que apoio adicional os animais cegos precisam para se sentirem seguros e confiantes?”, explica Kathy.
Ela conta que só se surpreendeu com Buddy neste pouco tempo que ele está no santuário. “E, meu Deus, ele é incrivelmente inteligente! Fiquei impressionada com a rapidez com que ele ‘aprendeu as palavras’: para cima, para baixo, pare, agitado, água e assim por diante”, comemora.
Eutanásia
Buddy chegou até o santuário após Kathy conhecer a antiga dona do cavalo. A cuidadora conta que a mulher cuidou do animal a vida toda, mas com a idade avançada dele, já não tinha mais condições de mantê-lo na antiga fazenda.
Antes de partir para a eutanásia, a mulher resolveu procurar o santuário de Kathy e ver se havia a possibilidade de ela entregar Buddy para adoção.
Apesar de parecer uma decisão cruel, Kathy entende a antiga dona do cavalo e diz que esse é um comportamento comum.
“As pessoas não têm conhecimento ou paciência [para esses animais], ou não querem fazer ajustes para tornar seu pasto / celeiro mais seguro ou, às vezes, simplesmente não entendem que um animal cego pode viver uma vida incrivelmente plena e alegre. Eles acham que a eutanásia é a opção mais humana”, explica.
‘Envelhecendo com alegria e dignidade’
Kathy cresceu em uma fazenda de cavalos e abriu o santuário há 20 anos. Ela conta que não pensou duas vezes em acolher Buddy.
Na nova casa, Buddy já fez vários amigos, como Mario, o porco; Chester e Arlo, as cabras maravilhosas, e Tucker, um bezerro.
A equipe do santuário também se preocupou em fazer todo o atendimento veterinário que Buddy precisa e criou um cardápio especial, para que ele tenha uma alimentação saudável e com tudo o que precisa.
“Cada animal é extraordinariamente individual. Cada porco, cada galinha, cada cavalo cego, cada vaca, não importa sua idade, quer suas vidas como nós queremos a nossa e, assim como nossos animais de companhia, eles precisam de apoio extra para envelhecer com alegria e dignidade”, lembrou a cuidadora.
.
Com informações de Yahoo!