O Bear ganhou um prêmio de Cão Herói do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, de Londres, após salvar 100 coalas em incêndios que atingiram a Austrália entre 2019 e 2020.
Bear foi treinado na Universidade de Sunshine Coast, para usar o olfato aguçado e descobrir os coalas entre as cinzas. A pesquisadora Romane Cristescu, que ficou responsável por treinar o cachorro, disse que o super olfato e a agitação dele o tornaram ideal para os resgastes.
Por causa do Bear, os coalas conseguiram os cuidados médicos de que precisavam para se recuperar de queimaduras, desnutrição e desidratação.
Abrigo
Antes de ser “adotado” pela equipe de resgate, Bear vivia em um abrigo de animais. O mais surpreendente é que a antiga família do cão o abandonou por ele ser bastante agitado.
Mesmo após os incêndios, Bear continuou sendo cuidado pela equipe de resgate e se tornou membro permanente do time. Hoje ele continua na atividade e busca coalas feridos nas florestas.
Homenagem
Durante a homenagem, que aconteceu online devido a pandemia, Bear foi reconhecido também por ser um cão carinhoso e amado por todos.
“Achamos que Bear realmente merecia este prêmio porque ele tem sido um menino tão bom em nos ajudar a encontrar e resgatar muitos coalas, especialmente durante os incêndios florestais, mas ele trabalha durante todo o ano para nos ajudar em nosso trabalho de tornar um lugar melhor e mais seguro para coalas. Daremos tapinhas extras e brincadeiras extras por seu prêmio “, disse a Dra. Romane Cristescu, da University of the Sunshine Coast, em um comunicado.
Com informações de People