Um projeto despretensioso, chamado “Caixote do Saber”, incentiva crianças a lerem mais e foi mostrado em primeira mão aqui no Só Notícia Boa. A novidade é que a biblioteca itinerante, desenvolvida pelo publicitário André Melo, cresceu e sendo instalada definitivamente na primeira escola da comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
A minibiblioteca agora é uma realidade na Escola Municipal Frederico Eyer. A ideia da ONG Noiz, responsável pela ação, é se espalhar o Caixote do Saber por outros pontos da comunidade.
O André notou que muitas instituições da comunidade não têm biblioteca. Com o retorno das aulas presenciais, ele disse ao Só Notícia Boa que iniciou o contato com alguns diretores, que logo aprovaram a proposta.
Implantação da minibiblioteca
A diretora adjunta da Escola Municipal Frederico Eyer, Laura Fernanda Sá, ficou encantada com a ideia e logo de cara aceitou a proposta.
Ela conta que viu uma grande oportunidade de poder não só trabalhar a leitura com as crianças, mas também incentivar esse processo, que hoje não é tão fácil, pois concorre diretamente com o uso ostensivo de celulares, desenhos na tv e outros apelos eletrônicos.
“Nossa escola atende alunos da Educação Infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental. Nos encantamos com a ideia do Caixote do Saber, porque este projeto vai ampliar o acesso de todos da comunidade escolar aos livros, incentivando ainda mais a leitura”, explicou Laura.
Além de montar e levar o Caixote do Saber para a Escola, a ONG Nóiz vai repor os livros quando necessário. A ideia é que os alunos mergulhem mesmo no universo da literatura, que possam viajar nas histórias e passem a ter amor aos livros.
“Para quem já nos conhece sabe, que amar, educar e profissionalizar é o nosso lema. Entendemos que a educação é a porta que precisa estar sempre aberta na luta contra a desigualdade social. E poder ver crianças, jovens e adultos terem acesso fácil aos livros por meio do caixote, é realmente uma felicidade muito grande, finalizou André.
Com informações de Vida e Ação