Unicamp e Ufscar abrem inscrições gratuitas para indígenas: vestibular
Um vestibular unificado e gratuito para estudantes indígenas tentarem uma vaga na Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – e na UFSCar – Universidade Federal de São Carlos.
As inscrições para o Vestibular Indígena foram abertas nesta segunda, 13 e são gratuitas.
A parceria entre as duas instituições possibilitou a unificação da seleção para ingresso de estudantes indígenas em ambas as universidades, a partir de 2022.
Em outras palavras, tanto as inscrições como a prova serão realizadas de forma conjunta. Mas a organização permanece sob a responsabilidade da Comvest (Comissão de Vestibulares da Unicamp).
Como se cadastrar
O cadastro pode ser feito exclusivamente no site da Comvest, até o dia 20 de janeiro de 2022.
Os candidatos deverão realizar uma única inscrição, indicando até dois cursos, um em cada universidade.
Os editais com as regras e as vagas por curso estão disponíveis no site de ambas as instituições, bem como o calendário completo do processo.
Requisitos
Os candidatos devem comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro, por meio da documentação especificada no edital, a ser entregue no dia da prova do vestibular.
Outro pré-requisito é que os candidatos tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública (municipal, estadual, federal), ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública de ensino ou tenham obtido a certificação do ensino médio pelo Enem ou exames oficiais (por exemplo, o Enceja) e não tenham cursado nenhum período do ensino médio na rede particular.
Caso sejam aprovados no vestibular, os estudantes deverão comprovar as exigências, apresentando no ato da matrícula toda a documentação exigida.
Provas em vários estados
A prova será aplicada em Campinas e em mais seis cidades:
- Bauru (SP),
- Dourados (MS),
- Manaus (AM),
- Recife (PE),
- São Gabriel da Cachoeira (AM) e
- Tabatinga (AM)
O exame será realizado no dia 13 de março de 2022 (seguindo o horário local).
A prova será em língua portuguesa, composta de questões de múltipla escolha e uma Redação, da seguinte maneira: Linguagens e códigos (14 questões); Ciências da Natureza (12 questões); Matemática (12 questões); Ciências Humanas (12 questões); e uma Redação.
O programa de estudos para a prova já está disponível nos editais, nas páginas da Comvest e da UFSCar.
Na UFSCar, essa será a 15ª edição da modalidade de ingresso para estudantes indígenas e na Unicamp, a quarta.
A Unicamp oferece 130 vagas, distribuídas em todos os cursos da universidade.
Com informações do ACidadeOn