Dois leões africanos, que foram resgatados de um santuário de animais ucraniano em março, ganharam um novo lar em um abrigo de animais belga.
Tsar e Jamil, de 1 ano, chegaram ao Natural Help Center (Natuurhulpcentrum) sem fins lucrativos em Opglabbeek, Bélgica, no início do mês.
Os leões machos gêmeos chegaram ao abrigo depois que o Wild Animal Rescue foi evacuado em Kiev e os animais foram levados para ao Zoológico Poznań , na Polônia, dois dias depois que a Rússia lançou seu ataque à Ucrânia .
Transporte arriscado
Tsar e Jamil nasceram em janeiro de 2021 e são considerados pequenos para a idade, diz Frederik Thoelen, biólogo da equipe do abrigo, em um e-mail para a Fox News Digital.
“Eles são pequenos para a idade por causa da má nutrição na casa onde foram confiscados no ano passado, antes de irem para o centro de resgate em Kiev”, continuou ele.
Os leões foram transportados em um caminhão e a jornada para a Polônia levou cinco dias.
Ameaçados pelo exército russo
Thoelen disse à Reuters que os voluntários que transportaram os dois felinos foram parados pelas forças russas ao longo do caminho.
“O exército russo apontou suas armas para os cuidadores”, disse Thoelen à agência de notícias. “Eles ameaçaram matar os animais. Os cuidadores disseram ‘não, esses são nossos animais. Se você tocar nos animais, primeiro terá que nos tocar’.”
Tsar e Jamil passaram quase duas semanas em Poznań, na Polônia, antes de serem transportados mais uma vez, de acordo com postagens no Facebook compartilhadas pelo Natural Help Center.
Os dois deixaram a Polônia na terça-feira, 8 de março, e fizeram uma breve parada na Alemanha.
Tsar e Jamil estão atualmente na ala de quarentena do Natural Help Center, onde os animais passarão três meses.
O Natural Help Center tem parceria com santuários de animais em todo o mundo, incluindo o Panthera Africa Big Cat Sanctuary em Stanford, África do Sul, que receberá outros animais selvagens resgatados do abrigo belga.
Ainda não foi determinado onde Tsar e Jamil vão ficar em definitivo.
Quatro outros leões foram retirados de Kiev ao lado de seis tigres e um cão selvagem africano.
Veja como os leõeszinhos estão:
Com informações da Fox