Em algum momento você precisou dar pausas na carreira para realizar algum projeto e depois ficou sem saber como explicar isso no currículo? A rede social LinkedIn entendeu a necessidade de alguns profissionais e divulgou a criação de uma nova ferramenta dentro da plataforma que vai ajudar usuários nestes momentos.
Em um comunicado, Camilla Han-He, gerente sênior de produtos da plataforma, disse que a ferramenta está sendo introduzida para que as pessoas não precisem se sentir desconfortáveis ao explicar “lacunas” nos currículos.
“Ao adicionar uma pausa na carreira ao seu perfil, você pode destacar como essas experiências de vida podem se aplicar a possíveis empregos. Em muitos casos, é a sua experiência fora do currículo que realmente comunica suas paixões, dons e pontos fortes”, escreveu.
Maternidade
Segundo a empresa, a função foi pensada principalmente para ajudar mulheres quando a maternidade chega.
O que acontece, normalmente, é que essas profissionais param por um ou dois anos até que o filho esteja mais independente. Só que nem sempre dá para explicar isso em um currículo e esse “vácuo” entre um emprego e outro pode prejudicá-la profissionalmente.
Uma pesquisa feita pela plataforma, com 22.895 profissionais e 4.017 recrutadores, mostrou que mais da metade das pessoas fez alguma pausa na carreira, desde que começou a trabalhar.
Talentos inexplorados
Mesmo sendo uma decisão comum, 60% dos entrevistados ainda acreditam que há um estigma sobre esse tipo de decisão.
Quando essa escolha de suspender temporariamente a vida profissional é comunicada de uma forma clara e detalhada, os recrutadores tendem a ser mais abertos e compreensivos: 46% deles acreditam que candidatos com pausas no trabalho são um grupo de talentos inexplorados.
Como utilizar o “Pausa na Carreira”
A função já está disponível para alguns usuários e é bem simples de ser aplicada no perfil.
Pelo navegador, ou aplicativo do LinkedIn, clique na sua foto de perfil e em seguida em “Visualizar perfil”.
Depois encontre o botão “Adicionar Seção” e clique nele.
Nesta seção, encontre a opção “Adicionar Pausa na Carreira” e clique nela.
Na página seguinte, escolha os dados necessários para justificar a sua pausa. O tipo é o motivo, a justificativa do tempo que ficará parado.
Também é possível acrescentar informações sobre o período e localização, além de permitir que isso tudo fique em seu perfil.
Depois de completar, clique em “Salvar”. Pronto!
Com informações de Revista Crescer