A noite do Oscar, neste domingo, 27, foi marcada por grandes surpresas. Uma delas foi o prêmio de Melhor Ator, inédito na carreira do ator Will Smith, que momento antes, deu um tapa na cara do comediante Chris Rock, surpreendendo todos os presentes com sua destemperança. (veja abaixo)
O ator levou o prêmio por ‘King Richard: criando campeãs’. O filme é inspirado na história real de Richard Williams, pai das famosas tenistas Serena Williams e Venus Williams que quer fazer de suas filhas futuras campeãs de tênis.
Já o tapa no comediante Chris Rock – que apresentou uma das categorias com piadas em tom ácido – aconteceu porque o ator passou do tom com a atriz Jada Pinkett Smith dizendo que ela estava careca. Jada raspou os cabelos porque está sofrendo de elopecia e marido dela, Will Smith, não gostou. Aí ele protagonizou a cena agressão no palco da cerimônia transmitida para o mundo inteiro. Ambas, a piada de mau gosto e a agressão, foram lamentáveis.
Will Smith pediu desculpas
Momentos depois, ao receber a estatueta, o ator subiu novamente no palco e tentou se retratar: falou que é defensor do amor e que quer proteger quem ama. Emocionado, ele disse ainda que no ramo é preciso sorrir e fingir que está tudo bem. “Virei o pai louco, igual a Richard Williams. O amor nos faz fazer coisas loucas”.
Em seguida, ao encerrar o pronunciamento, ele pediu desculpas aos convidados. E depois, nesta segunda-feira, o ator reforçou o pedido e foi ainda mais direto, dizendo que a sua conduta foi “inaceitável e imperdoável”.
“Eu estava fora da linha e estava errado”, ele escreveu em uma mensagem divulgada no Instagram nesta segunda, 28.
“A violência em todas as suas formas é venenosa e destrutiva. Meu comportamento no Oscar de ontem à noite foi inaceitável e imperdoável. Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada era demais para mim e reagi emocionalmente. Eu gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris. Eu estava fora de linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não foram indicativas do homem que quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade”, afirmou.
O que realmente aconteceu?
No tapa transmitido ao vivo, milhares de pessoas ficaram sem saber se a agressão tinha sido real ou se era uma encenação. Após especulações, foi confirmado que a violência tinha sido real.
Após o comediante Chris Rock, que estava no palco, fazer uma piada sobre o visual de Jada Smith, comparando-a a personagem de “Até o limite da honra”, com Demi Moore. Na obra, Moore está careca para viver a protagonista.
No mesmo momento, após a esposa demonstrar-se constrangida com a piada, Will Smith levantou enfurecido da plateia e deu um tapa em Rock.
Alterado, o ator gritava: “Tira o nome da minha esposa da sua boca!”.
Jada está com os cabelos raspados, uma decisão que tomou em dezembro do ano passado após sofrer durante muitos anos com a perda de cabelos. A apresentadora do programa “Red Table Talk” decidiu aceitar a situação, já que sofre de alopecia, e contou aos fãs que enfrentaria a calvície de frente.
Acreditamos que a violência não é a melhor maneira de defendermos ou protestarmos. Chris Rock optou por não prestar queixa contra Will Smith.
Com informações de Revista Caras e CNN Brasil