O trabalho remoto não é uma novidade há um bom tempo, mas é notável o quanto as pessoas passaram a investir nesse modelo de trabalho após a pandemia do coronavírus. Com esses novos hábitos de trabalho, uma nova oportunidade surgiu para inúmeros profissionais: a possibilidade de se tornar nômade digital.
Os nômades digitais viajam por todas as partes do mundo, trabalhando remoto e, em alguns casos, fazendo trabalhos presenciais pontuais. E para ajudar aos que querem investir nesse estilo de vida mais que atrativo, a KAYAK – plataforma de busca de voos e hospedagens – resolveu criar um ranking que classifica 111 países, considerados os melhores para quem quer viajar e pode trabalhar de qualquer lugar.
E o mais legal: o Brasil está na lista dos melhores países para se trabalhar remotamente!
O ranking
Para criar a lista, a KAYAK considerou dois fatores como base: as oportunidades para viajar e condições confortáveis para trabalhar remotamente.
O Travel and Work Index (Índice de Trabalho Remoto) foi dividido em 6 categorias: viagens, preços locais, saúde e segurança, trabalho remoto e vida social.
A lista com os melhores países para trabalhar remoto foi organizada de acordo com o fuso horário brasileiro. Além disso, está dividida pelos continentes.
Melhores países para trabalhar remoto
O país considerado o melhor do mundo para trabalhar é Portugal, segundo o levantamento.
Na América Central e do Norte, Costa Rica é o que oferece as melhores condições.
Na América do Sul aparece o Brasil!
Na Ásia o Japão.
Na África e Oriente Médio, o melhor país é Ilhas Maurício.
Abaixo, listamos os melhores países para trabalho remoto, considerando cada um dos fatores da lista:
Melhores países para trabalhar de acordo com o fuso horário de Brasília: Portugal, Espanha, Malta, Costa Rica, Panamá, Romênia, Islândia, República Checa, Croácia e Alemanha.
Melhores países para trabalhar de acordo com os preços locais: Romênia, Ilhas Maurício, República Tcheca, Panamá, Portugal, Costa Rica, Espanha, Japão, Malta, Alemanha.
Melhores países para trabalhar de acordo com a saúde e segurança local: Portugal, Malta, Alemanha, Espanha, República Tcheca, Japão, Costa Rica, Romênia, Ilhas Maurício, Panamá.
Com informações de KAYAK