1º ninho com ovos de dinossauro no Brasil é encontrado em MG

Um ninho com 20 ovos de dinossauro foi encontrado por pesquisadores brasileiros em Uberaba, na Região do Triângulo Mineiro. Segundo o geólogo Luiz Carlos Ribeiro, da UFTM, o material foi localizado em uma pedreira no bairro rural de Ponte Alta, onde funcionava uma mineradora.
“Acreditamos que essa seja apenas a ponta do iceberg, já que, se continuarmos a escavação, poderemos ter mais descobertas incríveis”, afirmou ele, sobre a novidade publicada na última semana. Ribeiro acredita que pode haver embriões em alguns dos ovos. “É um achado muito importante”, afirmou.
A pesquisa foi publicada na revista internacional Scientific Reports, do Grupo Nature.
Terra dos dinossauros
A cidade de Uberaba já é conhecida internacionalmente como a “terra dos dinossauros” aqui no Brasil, mas dessa vez, a descoberta foi inédita.
Segundo a nota divulgada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), desde o início das pesquisas paleontológicas até agora só haviam sido recuperados alguns ovos isolados. A região, inclusive, foi reconhecida como o primeiro sítio de nidificação de dinossauros encontrado no Brasil.
Espécie encontrada
Os pesquisadores analisaram as cascas e as associações de ovos, de aproximadamente 12 centímetros de diâmetro.
Tudo o que foi encontrado, pôde ser comparado a fósseis de outros locais do mundo, principalmente da Argentina.
Assim, foi possível identificar que os dinos que botaram esses ovos pertencem ao grupo dos titanossauros.
Geoparque
Com a descoberta do ninho, a cidade quer implantar um geoparque que terá os dinossauros como a principal temática. O projeto será o primeiro de Minas – no Brasil, há três geoparques.
Segundo Luiz Carlos Borges a ideia é criar um pacote turístico a partir do geoparque, que terá outros atrativos, como o Memorial Chico Xavier.
“São vários pontos de visitação. Tem a Casa de Chico Xavier, o memorial, museu de arte sacra e geossítio Santa Rita, onde achamos um fóssil de dinossauro no centro da cidade e contamos a idade da rocha (em que o material foi encontrado)”, explica.
“Uberaba também está sendo povoada com várias réplicas de dinossauros. E agora o céu é o limite: temos sítios e sítios para serem explorados, e acho que nem 1% do potencial que temos já foi descoberto”, detalhou o especialista.
Segundo ele, o município é tão rico em fósseis, principalmente de dinossauros, que é considerado um grande sítio paleontológico. “Tivemos que criar uma normativa e legislação para conservação do patrimônio fóssil. Nem uma obra que escava rocha é feita sem acompanhamento paleontológico”.
Apenas no centro de pesquisas, há rochas com dez toneladas, que, segundo estimativas, podem conter mais de mil fósseis. “Ainda nem sabemos bem o que teremos em mãos”, concluiu.Dinoss
Com informações de Correio Braziliense

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cachorro herói enfrenta 2 onças e salva família de idosos no PR, vídeo
Mulher socorre homem atropelado, se apaixona por ele e os dois se casam
Chuva de meteoros Orionídeas ainda poderá ser vista esta noite, diz Observatório Nacional
Mounjaro também pode tratar apneia do sono; aprovado pela Anvisa
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou