A Páscoa é neste domingo e, para celebrar a data, o pessoal do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), no Distrito Federal, preparou uma surpresa muito fofa com os bebês internados.
A equipe organizou um ensaio fotográfico com as crianças que lutam pela vida na unidade. E o resultado é muito perfeito! (veja outras fotos abaixo)
“A equipe de técnicas em enfermagem da UTIN fez a organização, tomando todas as medidas e cuidados, para realizar o ensaio fotográfico com os bebezinhos em comemoração a Páscoa. As mães ficaram extremamente empolgadas no momento do ensaio”, contou ao Só Notícia Boa Michelle Donadeli, chefe de Serviços de Enfermagem da UTI Neonatal.
A ideia, segundo o hospital, é humanizar o atendimento e dar a oportunidade para que as mães levem boas recordações do HRSM depois deste período tenso.
Cuidado
Para fazer o ensaio, a equipe do HRSM teve todo o cuidado e seguiu alguns protocolos médicos para garantir a saúde e o bem-estar dos bebês.
“Cada recém-nascido foi avaliado previamente para constatação de que seu quadro clínico se encontrava estável. Os bebês foram posicionados com auxílio da equipe de fisioterapia e todos os itens utilizados nos cenários foram higienizados antes e após cada bebê fotografado”, afirmou Michelle.
Ensaio completo
Cada detalhe do ensaio foi pensado com muito cuidado e carinho pela equipe do HRSM. As técnicas de enfermagem prepararam todos os bebês da UTIN, rodeando-os de cenouras e coelhos de Páscoa.
Eles deram um show fantasiados com orelhas alongadas de várias cores: laranja, brancas, floridas, amarronzadas, azuis.
Cada detalhe foi registrado pelas lentes da câmera manuseada pela fotografa profissional Tatiana Araújo, que se voluntariou para o ensaio realizado.
Michelle Donadeli afirma que o intuito da ação, além de humanizar a assistência aos recém-nascidos internados, foi tornar o momento de internação mais leve e menos doloroso também para as mães desses bebês.
Ao todo, 20 bebês participaram e as mães já receberam as fotos.
Quatro bebês da Unidade de Cuidados Intermediário também foram selecionados para o ensaio.
A equipe e as fotos
Os cliques foram feitos pela chefe do Serviço de Enfermagem, Lorena Cardoso Mendes, e pela enfermeira rotineira, Rosane Abreu Medeiros, que também montou o cenário preparado semanas antes em conjunto com o terapeuta ocupacional com recursos doados pela própria equipe.
“Pensamos na segurança dos bebês, higienizado todos os materiais no dia da foto, organizando os pacientes conforme as suas precauções e estabilidade hemodinâmica. As mães sempre por perto”, disse Rosane.
Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente interina do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF), que faz a gestão do HRSM, explica que ações de humanização são importantes não só para os bebês, mas também para as mães e para as profissionais que atuam no setor e se dedicam a ofertar um ambiente mais acolhedor.
“A humanização é um dos pilares do nosso atendimento, e fundamental em situações como essas, podendo contribuir, inclusive, na recuperação mais rápida dos nossos pacientes”, disse.
Enfermeira que faz a diferença
A técnica de enfermagem Marina Gonzaga, 57 anos, também é dessas enfermeiras cheias de empatia e amor pelos pequenos que passam pela unidade neonatal dos hospitais.
No ano passado, ela conheceu o pequeno Murilo. O menino nasceu com hidranencefalia – acúmulo de líquido na cabeça no lugar de parte do cérebro – e desde os primeiros dias na UTI foi cuidado por Marina e sua equipe.
Sozinha, a técnica de enfermagem enfrenta desafios para cuidar de uma criança com deficiência. Só com o salário da profissão, a mãe não consegue arcar com os altos custos que tem com o aluguel e principalmente com o transporte, já que diariamente Murilo passa por acompanhamento médico e tratamentos. Além de custos com fraldas e medicamentos.
Lançamos uma vaquinha para ajudar a Marina e convidamos você para entrar nessa corrente do bem. Clique aqui, conheça mais da história e contribua!
Agora, vejam que fofas são as fotos do bebês do HRSM: