Um apelo comovente foi publicado pelo fotógrafo João Paulo Guimarães nas redes sociais no final de março: uma mãe de 19 anos e o filho dela, de 3 anos, vivendo em situação de extrema pobreza no Trairi, interior do Ceará.
Comovidos com a situação da família, internautas se mobilizaram para ajudá-los e, junto com o João Paulo, decidimos entrar nessa corrente do bem.
Estamos com uma vaquinha aberta para essa mãezinha e o filhinho dela. Queremos garantir o essencial para eles neste momento: comida! Contribua no Só Vaquinha Boa!
Situação precária
A Jamile da Conceição, de 19 anos, e o filho dela, Mateus, de 3 anos, vivem na comunidade de Flecheiras.
De um lado da pequena vila, algumas das mais lindas praias turísticas do estado. Do outro, uma realidade precária de uma família que está cercada pela fome e pela falta de assistência médica.
Jamile tem deficiência intelectual. Em Flecheiras ela é chamada de Onça, pelo comportamento agressivo e desconfiado.
Já João Paulo conta que, diferentemente do que a comunidade insiste em contar, ele encontrou uma jovem com um sorriso e um abraço tímido.
Desnutrido, sem roupas nem fraldas
Mateus não tem roupas e muito menos fraldas. Nas redes sociais, o fotógrafo se mostra muito comovido com a situação.
“Ele está desnutrido, ictérico, com um quadro anêmico e barriga inchada de vermes. O corpo inteiro está tomado por feridas e as moscas estão fazendo ovos nas feridas”, escreve João Paulo.
“Falamos com uma assistente social que pode ou não ir até lá para tentar retirar ambos da casa de dois cômodos em que vivem. Compramos remédio para ele e pomada para passar nas feridas. Estou na cidade de Trairi, no Ceará e não sei o que fazer”, finaliza o post.
Mobilização do bem
Após a publicação de João Paulo comoveu centenas de internautas. Entre os comentários, um pedido para que o fotógrafo pudesse disponibilizar um meio de os seguidores ajudar Jamile e a criança.
Já realizamos uma campanha junto com o João Paulo em 2021 e conseguimos uma casa para o menino Gabriel, que viralizou ao achar uma árvore de Natal no lixão.
Então, novamente, entramos nessa de coração muito aberto!
A vaquinha é para suprir a principal necessidade deles: comida, além de roupas, medicamentos e fraldas para o Mateus.
João Paulo já está em contato com a prefeitura da cidade, mas não há um prazo para que as autoridades ajudem a família.
Além do João, também contamos com a ajuda dos anjos do @coringa_agrofloresta , ONG que acompanha a família de perto e ficará responsável por administrar o valor das doações.
A vaquinha já atingiu 32% da meta e podemos ir muito além! Vamos, juntos, mudar essa realidade tão triste? Você pode ajudar a Jamile e o Mateus no Só Vaquinha Boa!
É só clicar aqui, escolher o valor da contribuição, a forma de pagamento e confirmar! Contamos muito com você!
Ver essa foto no Instagram
.