É do Brasil! A artista plástica Edina Costa, de Rondônia, foi convidada para participar do Salão Internacional de Arte Contemporânea do Museu do Louvre, em Paris, que acontecerá em outubro deste ano.
Por meio da técnica artística realismo, as obras da Edina retratam a vida e as belezas da Amazônia. Cada obra leva em média de 15 a 20 dias para ficar pronta. Elas são coloridas, lindas e retratam olhares e expressões dos índios, além da fauna e da flora da região.
“Participar desse Salão é um sonho que se torna realidade. Acredito que consigo despertar através das minhas obras a consciência de que devemos preservar a natureza”, afirmou a artista.
Inspiração
Utilizando pincéis de cerdas macias, Edina utiliza a técnica óleo sobre tela. Sua inspiração nasce por meio de imagens do cotidiano ou de fotografias que recebe de amigos fotógrafos que adoram ver suas fotos retratadas por ela.
A artista visual diz ainda que foca sempre no realismo, gosta de pintar pequenos detalhes, porque acredita que isso dê mais vida a obra.
“Centralizo o ponto de luz, sombra bem marcantes e cores intensas. Meus amigos dizem que consigo retratar mais do que os olhos podem ver”.
Autodidata
Edina é de Guajará-Mirim, município que faz fronteira com a Bolívia, mas desde a infância vive em Nova-Mamoré.
Autodidata, ela disse que despertou para essa área em 1996, quando assistiu pela primeira vez o programa “Note e Anote” apresentado pela Ana Maria Braga, onde diariamente a apresentadora dava dicas de como produzir peças artesanais com materiais recicláveis.
Em 2010, após sonhar que estava em um museu, começou a se arriscar na pintura em tela.
“Comecei a pintar e vender, algum tempo depois surgiu o primeiro convite para uma exposição das minhas obras”.
Que artista! Sucesso Edina!
Com informações de Edina Costa Painter