Enfermeira surpreende mães com ‘árvore da vida’ feita da placenta em hospital
Olha que iniciativa linda de uma enfermeira do hospital de Corumbá, Mato Grosso do Sul.
Para presentear as mamães de uma maneira única, Ranielle da Silva Araújo, 36 anos, faz o quadro “árvore da vida” com a placenta das pacientes.
“É um momento único na vida delas. Eu pego a placenta da mãe e faço o registro, adicionando os dados do bebezinho. O pessoal da enfermagem, logo que soube, elogiou muito pelo diferencial”.
Como é feito a árvore
Ranielle explicou que o trabalho é feito com muito cuidado. Existe todo o cuidado da retirada da placenta, pintura, escrita dos dados do bebê e a entrega para a mãe.
“E não é um trabalho fácil, porque preciso pegar as ramificações da placenta e colocar no papel vegetal. Depois, o próprio sangue é que vai fazendo o formato da árvore da vida”, relatou.
Enfermeira traz métodos mais humanos para pacientes
Ranielle está em Mato Grosso do Sul há 10 meses, por conta da transferência do marido, que é militar da Marinha.
Na bagagem, a profissional levou tudo o que aprendeu em empregos anteriores, como pinturas feitas nas barrigas de gestantes, a árvore da vida com a placenta, que depois se torna um quadro, entre outros gestos que eternizam momentos na maternidade.
Recentemente, ela “tatuou” o pezinho de um bebê no braço de um pai.
“Acho essencial ter esses momentos na rotina que, para nós, é sempre a mesma, só que para as pacientes não. Elas levam pra casa parte delas mesmas e existem mães que mandam fazer até comprimidos para ingerir da própria placenta. Outras levam para enterrar em casa, é algo bem interessante”, contou.
Ela também tem buscado sempre inovação, como tornar o parto mais humanizado e até mesmo mudanças na gerência.
No final de uma rotina muito puxada, ela recebe muito carinho e mensagens de agradecimentos das mamães pela iniciativa.
Parabéns Ranielle!