A novela Xica da Silva, foi um dos grandes sucessos da televisão brasileira – produzida pela extinta TV Manchete – e, após 25 anos, ganhará um remake, para a alegria do público.
A novidade veio após o sucesso da novela Pantanal, que também é um remake da Manchete e está rendendo alta audiência na TV Globo.
A produção está programada para 2025 e, segundo informações iniciais divulgadas, a novela seria exclusiva da Globoplay.
Sucesso
Xica da Silva foi ao ar pela primeira vez em 1996, protagonizada pela atriz Taís Araújo. Ela tinha 17 anos de idade na época e precisou ser acompanhada pela mãe para fazer as gravações.
A novela é inspirada em um episódio real da história do Brasil. Conta a história de uma mulher preta escravizada que foi liberta e se casou com um homem branco português, o Contratador, vivido na Manchete por Victor Wagner.
Tudo se passa na cidade de Diamantina, em Minas Gerais. Xica torna-se uma mulher poderosa e passa a ser ela mesma a dona de escravos.
A novela deu o que falar na época por cenas de nudez, sexo, violência e até mesmo estupro. Xica da Silva foi escrita por Walcyr Carrasco (que assinou o roteiro sob um pseudônimo, Adamo Angel, porque tinha ligação com a Globo) e foi dirigida por Walter Avancini.
Boas histórias
Além de Xica da Silva, outras novelas também estão na mira dos produtores da Rede Globo.
Histórias como “O Rei do Gado” e “Renascer” podem entrar para a lista dos remakes de sucesso e poderão voltar à telinha em produções renovadas.
Com conversas avançadas, os folhetins seriam adaptados por Bruno Luperi, responsável por comandar o remake de Pantanal. Ele é neto do veterano escritor Benedito Ruy Barbosa, autor da novela.
Com informações de Metrópoles