O Instituto Ecofuturo, organização sem fins lucrativos fundada e mantida pela Suzano, foi premiado na 28ª edição do Prêmio Expressão de Ecologia com os projetos “Meu Ambiente”.
A instituição levou a melhor na categoria Educação Ambiental, e “Parque das Neblinas”, em Conservação de Recursos Naturais.
Nesta edição, 198 cases ambientais foram inscritos, dos quais 20 foram selecionados para receber o Troféu Onda Verde.
Parque das Neblinas
O Parque das Neblinas é uma reserva ambiental da Suzano, gerida pelo Instituto, que conserva 7 mil hectares de floresta em diferentes estágios de regeneração.
A história de transformação por aqui começa muito antes da inauguração do espaço, em 2004 em Bertioga, São Paulo: a área teve a vegetação desmatada pela indústria siderúrgica, nas décadas de 1940 e 1950, para produção de carvão.
Depois, no lugar da mata nativa, eucaliptos foram plantados para o mesmo fim. Em duas décadas de atuação, o Instituto promoveu a transformação de uma antiga área degradada em uma das maiores reservas privadas de Mata Atlântica do país.
Além disso, o local foi transformado em um grande “laboratório” para estratégias de regeneração e conservação ambiental.
Aqui são realizados programas de educação ambiental, pesquisa científica, manejo florestal, ecoturismo e envolvimento comunitário.
O Parque é hoje uma das Unidades de Conservação privadas no Brasil com o maior número de espécies registradas do bioma – são 1.265 espécies –, e protege também 530 nascentes, que dão origem ou contribuem para a formação dos principais rios da região, como o Itatinga.
Instituto Ecofuturo
O Instituto Ecofuturo acredita que reaproximação com a natureza é uma oportunidade para a levar mais consciência ecológica e responsabilidade ambiental e social para todos.
A partir de então, educadores foram capacitados para levar a iniciativa para alunos de diversas idades.
O objetivo de ter a formação enquanto fator multiplicador é ampliar o número de crianças e adolescentes em contato com a natureza para que desenvolvam por si só o respeito e cuidado com as áreas naturais.
Já participaram do programa cerca de 300 educadores da rede pública e mais 8 mil alunos foram diretamente envolvidos na iniciativa.
Premiação
O trabalho do instituto foi reconhecido no Prêmio Expressão de Ecologia, que divulga as principais ações de sustentabilidade no nosso país. O prêmio já contou com mais de 3 mil inscritos em 28 edições e tem o reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente.
“O Parque das Neblinas e o Meu Ambiente são projetos que potencializam a reaproximação do ser humano com a natureza e estimulam as pessoas a refletirem sobre suas relações com o meio e a perceberem a importância do cuidado com todas as formas de vida.
Estarmos entre tantos projetos finalistas importantes e recebermos este prêmio, tão renomado, reafirma que ações que estimulam as pessoas a estarem na natureza podem ser valorizadas por seu grande potencial de transformação” afirma Michele Martins, bióloga e analista de sustentabilidade do Instituto.
A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta, 27 de maio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, no Costão do Santinho, em Florianópolis.
Para entender melhor o trabalho realizado no Parque da Neblina, você pode conferir as informações neste link.
View this post on Instagram