A Mikaila Ulmer provou para todo mundo que não tem mesmo idade para empreender. Aos 11 anos, ela ficou milionária após apostar em uma receita caseira de limonada, feita pela bisavó dela.
A menina resolveu vender a limonada em uma banquinha em frente da casa, nos Estados Unidos. Em pouco tempo, ela viu a receita da família fazendo sucesso na cidade inteira e hoje, Mikaila distribuiu a limonada em todo o país.
Hoje, aos 17 anos, a adolescente é diretora executiva da empresa “Me & The Bees Lemonade”. Realizada, Mikaila disse que o caminho até aqui foi de muito trabalho e exigiu alguns sacrifícios, mas ela é muito feliz com tudo o que conquistou.
Receita de família
Mikaila conta que teve a ideia de vender a limonada pela primeira vez quando tinha apenas quatro anos quando recebeu um livro de receitas antigo da bisavó. Foi quando ela encontrou uma receita de limonada e linhaça dos anos 1940.
Aos 11, Mikaila já sabia a receita decorada e fazia para toda a família. Ela então resolveu que venderia para a vizinhança.
A menina montou uma barraca na rua durante o verão e passou a vender a receita, como é de costume de muitos norte-americanos.
A propaganda boca a boca sobre a limonada entre os vizinhos chegou aos donos de uma pizzaria local, que fizeram logo uma encomenda, e foi assim que começou o engarrafamento do produto.
“Fiz tudo sozinha no começo”, lembra Mikaila. “À medida que o negócio começou a crescer, tive que admitir que não poderia fazer isso sozinha. Foi quando perguntei aos meus pais como conseguir um logotipo, um fabricante e como distribuir para mais lojas”.
Primeiro grande contrato
O fato de os pais serem formados em administração ajudou: D’Andra, a mãe, se especializou em marketing e vendas, e o pai, Theo, trabalha na área de operações.
Aos 15 anos, o nome de Mikaila Ulmer era conhecido em todos os Estados Unidos. Mas o boom veio após a aparição dela no programa de televisão “Shark Tank”.
Na atração, um empresário doou US$ 60 mil para injetar força no negócio. Essa aparição a levou diretamente a ser recebida pelo então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O negócio de Mikaila já era uma marca nacional: hoje a limonada de linhaça é vendida em cerca de 2.000 lojas em mais de 40 estados norte-americanos.
“Não acho que haja um limite ou qualquer diretriz específica sobre quem pode se tornar um empreendedor que pode iniciar um negócio”, disse Mikaila.
Projeto Social
O grande toque que Mikaila dá para a limonada não é segredo. Ela disse que acrescentou um pouco de mel.
A ideia veio porque ela sempre teve medo de abelhas, por ter sido picada quando criança. A menina então quis transformar uma lembrança ruim em algo positivo.
Após se tornar uma empresária de sucesso, Mikaila decidiu que abriria uma fundação para o cuidado das abelhas. Hoje ela destina uma parte da receita da empresa para organizações dedicadas ao cuidado e apoio à vida das abelhas.
Agora em 2022, Mikaila segue firme à frente da empresa e até começou a diversificar: agora incluiu suco pêssego, chá gelado, menta e gengibre. Ela também criou uma linha de batons feitos com a cera de abelhas.
Mikaila disse que não há limites para ninguém, mas devemos sempre lembrar de uma coisa muito importante: “Sonhe grande e não se esqueça de sonhar como criança”.
Com informações de Portal N10