Só Notícia Boa
Comercial
Ex-doméstica consegue dinheiro para lançar livro escrito há 10 anos
10 de julho de 2022
- Monique de Carvalho
Dona Neuza trabalhou 48 anos como empregada doméstica, mas nunca desistiu do sonho de se tornar escritora - Foto: reprodução
Dona Neuza trabalhou 48 anos como empregada doméstica, mas nunca desistiu do sonho de se tornar escritora - Foto: reprodução

A dona Neuza Nascimento, de 62 anos, é apaixonada por leitura e ama escrever, principalmente cartas. Hoje, aposentada como empregada doméstica, ela se prepara para publicar o próprio livro com contos que guarda desde 2003.

Moradora de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, ela trabalhou durante 48 anos como empregada doméstica e agora, depois de fazer um curso para escritores, está animada para realizar o sonho de ter sua primeira publicação.

“Com meu sonho prestes a se tornar realidade, também posso escrever mais livros. Eu já até tenho alguns novos contos guardados para as próximas edições.”

Comercial

Leitura e escrita sempre foram presentes

Desde pequena, a leitura e escrita eram uma das coisas que a Dona Neuza mais amava fazer.

A necessidade financeira a fez deixar o sonho um pouco de lado e se dedicar ao trabalho de empregada doméstica.

Ela lembra que ninguém a incentivou a ler quando era mais nova. “Comecei a trabalhar em casa de família ainda pequena, pegava alguns gibis e corria para ler no banheiro”, comenta.

Entre uma faxina e outra, dona Neuza lembra que sempre escrevia cartas para familiares que moram em Santos Dumont, Minas Gerais, onde ela nasceu.

E foi a partir das cartas que a aposentada começou a escrever contos. Ela passou mais de uma década escrevendo essas histórias e guardando, pensando no dia que conseguiria publicá-los.

Oportunidade

Há pouco tempo, dona Neuza ganhou uma bolsa de estudos para escritores e, com isso pôde desenvolver melhor a capacidade de escrita e aprender algumas técnicas para, assim, realizar o sonho de publicar o primeiro livro.

“Foi uma fase em que fiz uma escolha, decidi largar um dos serviços que realizava em casa de família para poder me dedicar à bolsa de oficina de contos”, lembra.

“Quando cheguei em casa, falei para o meu filho que dei início ao curso e ele reagiu preocupado, por conta da nossa situação financeira.”

“Sabotando sonhos”

Com os contos, que ela produz desde 2003, Dona Neuza foi convidada a participar de um projeto social chamado Mulheres em Ação, que narra a história de mulheres da periferia.

O intuito era somente contar histórias para crianças, mas o projeto acabou se tornando uma oficina de contos escritos.

Neuza é a mais nova da família entre os 10 irmãos e as pessoas demoraram para entender o sonho que ela tem.

“Sou de uma geração de empregadas domésticas, de uma certa maneira, acabamos sabotando os nossos sonhos em algum momento da vida, mas eu persisti e hoje sou respeitada, vista como uma pessoa capaz e inteligente.”

Hoje, com os textos já revisados, ela criou uma campanha na internet arrecadar R$ 5 mil e tornar o sonho em realidade. E deu tudo certo!

Com a meta da vaquinha dela batida, dona Neuza utilizará o valor para pagar os custos da publicação e com os lançamentos possíveis no Rio de Janeiro e em outros estados como, Minas Gerais e São Paulo.

“Tenho um conto publicado na Revista Qorpus, da Universidade Santa Catarina e um artigo sobre parte da minha vida como empregada doméstica publicado no Rio OnWatch”, diz.

Parabéns pela conquista, dona Neuza!

Capa do primeiro livro da dona Neuza, que será publicado em breve - Foto: reprodução
Capa do primeiro livro da dona Neuza, que será publicado em breve – Foto: reprodução

Com informações de R7

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial