Nasa divulga primeiras imagens coloridas do Universo: telescópio Webb

Que incrível! A Nasa divulgou as primeiras imagens coloridas do Universo. São as cenas mais profundas e nítidas do Universo primitivo já captadas até hoje! Elas têm a luz das galáxias que levaram bilhões de anos para chegar até nós.
Em parceria com a ESA (Agência Espacial Europeia) e a CSA (Agência Espacial Canadense), elas foram registradas pelo telescópio Espacial James Webb e divulgadas nesta segunda-feira (11).
As fotos registradas pelo Webb mostram enormes nuvens de gás e poeira lançadas no espaço por explosões estelares que formam berçários para novas estrelas e dois conjuntos de aglomerados de galáxias.
“Esta primeira imagem do Telescópio Espacial James Webb da NASA é a imagem infravermelha mais profunda e nítida do universo distante até hoje. Conhecida como o Primeiro Campo Profundo de Webb, esta imagem do aglomerado de galáxias SMACS 0723 está repleta de detalhes. Milhares de galáxias – incluindo os objetos mais fracos já observados no infravermelho – apareceram na visão de Webb pela primeira vez”, anunciou a Nasa.
O telescópio
É a primeira imagem totalmente em cores do telescópio. O James Webb, lançado em 25 de dezembro do ano passado, custou US$ 10 bilhões (cerca de R$ 53 bilhões) e é o sucessor do famoso telescópio espacial Hubble.
O telescópio Webb foi lançado em 2021 e utiliza principalmente o espectro infravermelho para suas observações.
Ele também é aproximadamente 100 vezes mais sensível do que o Telescópio Espacial Hubble — que está orbitando a Terra a 547 quilômetros de distância e opera principalmente nas áreas óptica e ultravioleta.
O James Webb fará diversos tipos de observações do céu, mas os dois principais objetivos são sondar planetas distantes para investigar se eles podem ser habitáveis e fazer imagens das primeiras estrelas a brilhar no Universo há mais de 13,5 bilhões de anos.
Confira as fotos, são lindas!
URGENTE: NASA revela a primeira imagem científica do telescópio espacial James Webb. Estamos observando a imagem mais profunda e nítida do universo primitivo já obtida 📷 NASA pic.twitter.com/qsws52KVhE
— CoinOrbitX (@CoinOrbitX) July 11, 2022



Com informações de Brasil Perfil