Após anunciar que o novo RG será emitido em algumas capitais a partir de agosto, o Governo Federal liberou o download pelo celular. Sim agora será possível ter o documento digital no seu smartphone.
A nova carteira de identidade traz mais praticidade para todos, além da segurança, já que não precisaremos mais ter o documento físico para resolver questões pessoais.
O acesso é muito simples e pode ser feito através de um aplicativo. Veja abaixo como fazer o download do novo RG digital.
Acesse o novo RG digital
Assim como a documentação física, o novo RG digital não está disponível ainda para todos os estados.
Somente pessoas de Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo têm acesso, por enquanto, aos aplicativos e podem solicitar o documento.
Para aqueles que não residem em um dos estados citados acima, será necessário aguardar um pouco mais a implementação.
A ferramenta é um aplicativo oferecido por meio dos Estados para a população. Cada pessoa poderá acessar a versão digital deste documento.
Abaixo você terá a lista de cada aplicativo e o respectivo estado:
- Alagoas: download via Google Play | Download via Apple Store
- Distrito Federal: download via Google Play | Download via Apple Store
- Goiás: download via Google Play | Download via Apple Store
- Pará: download via Google Play | Download via Apple Store
- Paraíba: download via Google Play | Download via Apple Store
- Rio de Janeiro: download via Google Play | Download via Apple Store
- São Paulo: download via Google Play | Download via Apple Store
Após a instalação, basta clicar na opção de adicionar o documento. Feito isso, aponte a câmera do celular no QR Code que está no documento e valide a versão digital.
Quem tem a versão antiga do RG, sem o QR code, precisa primeiro solicitar o novo documento de identidade para, posteriormente, fazer esse processo de validação digital.
Quando ficará disponível para todos?
Segundo o Governo Federal, os documentos estão sendo liberados aos poucos desde março. As pessoas que querem atualizar o antigo RG, precisam esperar a atualização do sistema pela legislação local.
Segundo a legislação atual, cada estado é responsável pela emissão do RG. Dessa forma, cada local possui as próprias definições, assim como podem liberar ou não a versão digital do documento neste momento.
Como funciona o novo RG
O novo RG começou a vigorar no dia 1º de março. No entanto, os institutos de identificação dos estados terão um prazo para se adaptarem ao novo documento: até 2023. Em outras palavras, apesar de já estar em vigor, os estados ainda estão o implementando ao sistema.
Nesta semana, o Governo Federal divulgou novos modelos da carteira de identidade e passaporte.
A CIN (Carteira de Identidade Nacional) vai começar a ser emitida a partir do dia 4 de agosto, em modelo único modelo, independentemente de qual Estado seja produzida.
De acordo com informações do Governo, os cidadãos que já possuem o seu CPF e moram em Minas Gerais, Acre, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul poderão solicitar o novo documento. Os demais Estados estarão aptos a emitir o novo modelo até março de 2023.
“A substituição será feita de forma gradual e gratuita. É importante ressaltar que a identidade atual continua válida até 2032. A troca será gradual e sem atropelos”, confirmou o governo.
Com informações de Jornal Contábil