Rio seco revela pegadas de dinossauros de 113 milhões de anos
A seca atingiu os Estados Unidos e muitos rios esvaziaram. No Texas, após um rio secar, apareceram pegadas de dinossauros de 113 milhões de anos. É incrível a perfeição de como elas estão inteiras até hoje!
“A maioria das pegadas, que foram recentemente descobertas em diferentes partes do rio no parque Dinosaur Valley State Park, pertence ao Acrocanthosaurus. Este era um dinossauro que teria, quando adulto, cerca de 4,5 metros de altura e perto de sete toneladas”, disse a porta-voz do parque Stephanie Salinas Garcia.
E olha que incrível: mais pegadas foram encontradas no Texas, dessa vez no Parque em Glen Rose e do dinossauro Sauroposeidon, que teria cerca de 18 metros de altura e pesaria cerca de 44 toneladas, quando adulto.
Crise climática
A seca excessiva do verão americano fez com que um rio no parque secasse completamente na maioria dos pontos, revelando os rastros.
Mais de 60% do Texas foi atingida pela seca na semana passada em duas das mais intensas categorias, de acordo com o Monitoramento de Secas dos Estados Unidos (USDM, na sigla em Inglês).
O estado também experimentou recentemente ondas quentes que deixaram milhões sob alertas de calor excessivo.
Proteger a história
Em condições climáticas normais, os rastros de dinossauros encontrados no leito do rio ficam debaixo d’água sob sedimentos, o que dificulta a visualização.
Agora, espera-se que as pegadas sejam submersas novamente com a previsão de chuva, disse Garcia.
Ele acrescentou que o processo ajuda a proteger as pegadas do intemperismo natural e da erosão.
“O Dinosaur Valley State Park continuará a proteger essas pegadas de 113 milhões de anos não apenas para as gerações presentes, mas também para as futuras”, finalizou Garcia.
Confira fotos das pegadas, são incríveis:
Com informações do R7