Só Notícia Boa
Comercial
5 mercados que ganharam espaço com os meios tecnológicos
6 de setembro de 2022
- Rinaldo de Oliveira
A internet trouxe a revolução tecnológica e abriu mercados que ganham espaço todo dia para facilitar a vida das pessoas - Foto: reprodução / Pixabay
A internet trouxe a revolução tecnológica e abriu mercados que ganham espaço todo dia para facilitar a vida das pessoas - Foto: reprodução / Pixabay

Os mercados de trabalho se ampliariam. Estamos vivenciando um período histórico que podemos denominar de revolução digital, ou revolução tecnológica, como alguns gostam de chamar. E ao contrário do que podem pensar, esta revolução começou lá atrás, quando matemáticos e engenheiros iniciaram seus estudos visando incluir computadores para aumentar a produtividade e facilitar o uso das máquinas.

Mas a maior revolução mesmo veio com o advento da internet, e com ela vieram mudanças na sociedade. Se antes, atividades eram exercidas de maneira manual, hoje em dia contamos com facilidades que, com certeza, vieram para somar e qualificar nossas vidas. E alguns mercados ganharam bastante espaço com isso. Vamos listar 5 deles aqui:

  1. Compras por delivery

Há não tanto tempo atrás, só havia duas maneiras de comer algo fora de casa: a primeira era sair para algum restaurante e a segunda era pedir por telefone. É incrível o quanto tão pouco tempo se passou e hoje é bem mais fácil encomendar algo por delivery.

Comercial

Deseja comprar algum produto específico, pedir alguma refeição, comprar alimentos para seu pet? Basta entrar em aplicativos como iFood ou Rappi que terá à sua disposição uma quantidade variada de supermercados à sua disposição, alguns funcionando 24 horas por dia.

Esse mercado veio ganhando espaço no Brasil e hoje em dia já é um dos mais comuns. O iFood, por exemplo, cresceu mais de 193% nos últimos dois anos, sendo São Paulo o local de maior quantidade de usuários.

Em pesquisas realizadas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo em 2020, há informações que 61% das pessoas passaram a comprar mais online, e que essa tendência continuaria em crescimento nos próximos anos. É o que estamos vendo hoje em dia.

Nas compras por delivery, o Ifood, por exemplo, cresceu mais de 193% nos últimos dois anos - Foto: reprodução / internet
Nas compras por delivery, o iFood, por exemplo, cresceu mais de 193% nos últimos dois anos – Foto: reprodução / internet
  1. iGaming ganha espaço entre os jogadores online

Com o avanço da tecnologia, o iGaming também ganhou espaço dentre os adeptos de jogos online. Um dos mais procurados é o poker, tradicional jogo conhecido em todo mundo.

Plataformas dedicadas ao esporte da mente disponibilizam tanto o passo a passo para aprender o poker quanto oferecem torneios online que podem ser disputados tanto por amadores quanto por profissionais.

A facilidade para encontrar essas plataformas também vem ajudando a vida de quem, por exemplo, não teria como se deslocar para ir a algum campeonato e pode fazê-lo agora no conforto do seu lar. Hoje em dia é possível simular jogos com gráficos que vão sendo melhorados a cada ano.

E isto nos leva a um novo mercado que também se abriu:

  1. Vendas de produtos voltados aos gamers

Está aqui outra realidade. Com o aumento de gamers e campeonatos, vieram necessidades físicas que fizeram com que outro mercado se abrisse: o da venda de produtos voltados para os jogadores (profissionais ou não) de jogos online.

Este comércio inclui: cadeiras específicas (que são ajustadas para que o jogador fiqueconfortável enquanto joga durante as horas dedicadas), mouses com grande precisão (o que faz uma diferença incrível quando se está em um jogo de ação), monitores excepcionais (que ampliam a quantidade de cores e efeitos) e outros periféricos modernos e importantes para os gamers como um todo.

Um dos mercados é o de relógios inteligentes. Os smartwatches já salvaram vidas - Foto: reprodução / Apple
Um dos mercados é o de relógios inteligentes. Os smartwatches já salvaram vidas – Foto: reprodução / Apple
  1. Relógios inteligentes

Quem poderia imaginar há algum tempo, que, além de ver as horas, poderíamos utilizar um relógio para conversar com outras pessoas, monitorar um tempo de corrida, controlar a frequência cardíaca, mostrar a quantidade de calorias perdidas? Isso só foi possível com o desenvolvimento dos smartwatches, relógios inteligentes que podem ser encontrados tanto em lojas físicas quanto em lojas online.

Em alguns casos podem até mesmo salvar vidas. Um caso curioso aconteceu quando um Apple Watch chamou a emergência e conseguiu salvar um homem.

Ao perceber que ele saíra de rota, o relógio avisou o 911 e o homem foi salvo. Além de contactar o 911, o relógio também avisou sua família.

E se antes esses relógios eram restritos, hoje em dia já são encontrados em vários modelos, marcas e para diversos públicos. E a tendência é que o mercado de relógios deslanche com as novas tecnologias.

O trabalho em casa, chamado de homeoffice, não existiria sem a tecnologia - Foto: reprodução / internet
O trabalho em casa, chamado de homeoffice, não existiria sem a tecnologia – Foto: reprodução / internet
  1. Trabalho online ou Home Office

Imagem: Reprodução internet

Claro que não poderíamos esquecer um mercado que está cada vez mais crescendo,

principalmente entre os mais jovens, mas também abrindo espaço para os idosos: o trabalho online, também conhecido como home office.

Isso só foi possível com o desenvolvimento da internet, computadores e periféricos que contribuem para que o trabalho seja feito em qualquer lugar de sua casa.

Aplicativos como Zoom, Google Meet acabaram contribuindo para que as reuniões passassem a acontecer online, deixando de lado a necessidade de encontros para resolver as pendências e facilitando a resolução de problemas mais rapidamente. Várias empresas viram o rendimento aumentar enquanto a qualidade de vida de seus funcionários (que não precisam se deslocar e demorar horas) melhorar.

O sucesso foi tamanho que essa variedade veio para ficar em muitas empresas, abrindo vagas para trabalhos que utilizam computadores como: desenvolvedores (desde games até bancos digitais), profissionais de marketing e propaganda.

Ou seja, muita coisa boa chegou e vai chegar pela frente. É só questão de tempo!

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas