O longo reinado da rainha Elizabeth II terminou, infelizmente, nesta quinta-feira (08). Marcado pelo forte sentido de dever e determinação em dedicar a vida ao trono britânico e ao povo, a Lilibeth, como era carinhosamente chamada, se tornou referência no mundo por diversos motivos.
Por aqui, no Só Notícia Boa, a rainha surgiu como inspiração várias vezes. Ela foi querida e incrível com crianças, adultos, deixou mensagens de apoio em momentos oportunos e mostrou porque era considerada a grande rainha de todos os tempos.
Para homenagear essa jornada majestosa, separamos algumas das boas ações da rainha Elizabeth II para você relembrar. Confira:
1 – Apoio ao povo do Brasil nas enchentes
Em fevereiro deste ano, a Rainha Elizabeth II enviou uma mensagem de apoio ao Brasil, mostrando solidariedade aos moradores de Petrópolis, que enfrentavam enchentes severas.
A monarca se disse profundamente triste ao saber da destruição causada pelas chuvas na cidade, que vitimou mais de 175 mortes.
“Meus pensamentos e orações estão com todos aqueles que perderam suas vidas, entes queridos e lares, bem como os serviços de emergência e todos aqueles que trabalham para apoiar os esforços de recuperação”, disse a mensagem.
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
Também recentemente, ela enviou uma mensagem parabenizando pelos 200 anos da independência do Brasil, comemorados no último dia 7 de setembro.
O comunicado foi transmitido pela embaixadora interina da Grã-Bretanha em Brasília, Melanie Hopkins, através das redes sociais.
Na mensagem, a rainha recordou a viagem que fez para o Brasil em 1968 e disse desejar que ambos os países continuassem a trabalhar com esperança e determinação para “superar” os desafios globais.
“Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho minha visita ao país, em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos”, afirmou a rainha Elizabeth.
2 – Querida com as crianças
Simpatia era o que não faltava na rainha. Ela sempre fazia questão de mostrar empatia e carinho pelas pessoas, principalmente quando se tratava de crianças.
Em 2021, uma garotinha polonesa, de 12 anos, com síndrome de Down, resolveu presentear a Rainha da Inglaterra com um quadro que ela mesma fez e para sua surpresa, Elizabeth II respondeu.
Wanesska Bakowska mora em Lipka, na Polônia e é aluna da 6ª série e com ajuda do professor, escreveu a carta em inglês e enviou ao Castelo de Balmoral.
A resposta da Rainha, escrita por um assistente, falava de como Elizabeth ficou ‘emocionada’ com o esforço que Wanessa dedicou ao quadro, descrevendo-o como “esplêndido”.
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
Outra garotinha que foi surpreendida por Elizabeth II foi a Erin Bywater, de 5 anos. Ela mandou uma carta para alegrar a rainha depois da morte do Príncipe Phillip e foi surpreendida com uma resposta carinhosa.
“Envio-lhe os meus sinceros agradecimentos pelas amáveis palavras de solidariedade pela morte do meu marido”, disse a rainha Elizabeth II em retorno.
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
O mesmo aconteceu com o Timothy Madder, de Billericay, Essex, no Reino Unido. Com apenas 7 anos, ele criou um quebra-cabeça com caça-palavras e enviou à rainha Elizabeth II para mantê-la entretida durante o confinamento do coronavírus.
O menino ficou surpreso ao receber uma carta de agradecimento de uma das damas de companhia da rainha. “Querido Timothy, a rainha deseja que eu escreva e agradeça sua gentil carta e o quebra-cabeça que você criou especialmente para Sua Majestade.”
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
3 – Defensora da causa animal
A rainha também ganhou o coração dos ativistas da causa animal. Ela declarou publicamente que não iria mais comprar roupas feitas com pele de animais.
“Se a Sua Majestade tiver que comparecer a um compromisso em uma temperatura particularmente fria, a partir de 2019 será usada pele falsa, para garantir que ela fique aquecida”.
A informação foi dada por Angela Kelly, costureira de longa data da monarca, em seu livro de memórias The Other Side Of The Coin: The Queen, The Dresser And The Wardrobe.
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
4 – Carinho por brasileiros
A rainha Elizabeth II sempre mostrou o quanto tinha um carinho especial pelo Brasil e pelo nosso povo.
E ela provou isso da forma mais fofa possível. A majestade surpreendeu o agente de organização escolar Marcos Evaristo da Silva, morador de Pedrinhas Paulista, interior de São Paulo, com a resposta de uma carta que ele escreveu e enviou para a Inglaterra.
Marcos escreveu a carta para a chefe de estado do Reino Unido para contar o quanto gostou de conhecer a história dela a da cultura do país, que sempre admirou.
A carta de resposta foi escrita e assinada por uma das assessoras pessoais da rainha a pedido da própria Elizabeth II.
Na mensagem, a assessora afirma que a rainha ficou muito comovida com as palavras do brasileiro e agradeceu por ter contado um pouco sobre ele, o trabalho e a cidade onde ele vive.
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
Homenagem justa
Ao comemorar os 96 anos, a rainha Elizabeth II recebeu uma homenagem mais que justa de presente.
A Mettel, fabricante da boneca Barbie, lançou a Queen Elizabeth. Em nota, a empresa informou que era para comemorar os 70 anos de trono, completados no ano.
A roupinha da Barbie Elizabeth foi inspirada na roupa utilizada pela rainha da Inglaterra no dia do casamento dela.
Você pode conferir esta matéria completa clicando aqui.
Monarca foi a mais longeva da história do Reino Unido
A rainha Elizabeth II morreu nesta quinta-feira (8), aos 96 anos, em seu castelo em Balmoral, na Escócia, onde passava férias desde julho. Ela ocupou o trono por mais de 70 anos e foi a monarca mais longeva da história do Reino Unido.
“A rainha faleceu pacificamente em Balmoral nesta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou o Palácio de Buckingham em comunicado.