Um pai australiano teve uma sacada incrível! Ele criou um app de competição saudável que tira crianças das telas de computador e celular e ainda ajuda a preservar a natureza.
Jon Owen, de Sidney, ajudou no desenvolvimento do Genus, uma espécie de jogo em que as crianças precisam executar missões reais para “passar de fase”. Entre as atividades, estão montar uma composteira, recolher lixo de locais públicos, usar produtos reciclados para criar outros e muito mais.
“Salvar o planeta sempre foi visto como difícil e chato. O Genus está tornando a sustentabilidade divertida para os jovens”, disse o criador do programa. Segundo ele, as crianças de hoje nasceram na era digital, mas é preciso haver um equilíbrio para mantê-las ativas, “sujando as mãos”.
Crianças mais ativas e conscientes
Jon conta que a ideia de criar o aplicativo surgiu enquanto ele assistia a um documentário sobre a natureza com as filhas, Molly, 10, e Eve, 8.
Ele achou que as meninas precisavam agir, colocando a mão na massa, e, então, levou as pequenas junto de alguns amigos para uma praia, onde começaram a recolher o lixo.
“Eles ficaram tão empolgados, tornou-se uma competição para ver quem conseguia pegar mais e eles se divertiram muito”, contou o pai.
A criatividade
Animado, ele começou a criar outros desafios para o grupo, que teve de usar a criatividade para inventar pratos com sobras de comida e fazer artesanatos com roupas velhas.
Enquanto preparava esses pequenos desafios, Jon percebeu que as atividades deixavam as crianças animadas, enquanto passavam um tempo longe dos aparelhos eletrônicos e fazendo algo em prol do planeta.
O resultado foi tão bom que ele pensou em uma forma de compartilhar a brincadeira com outros pais. Foi quando nasceu a ideia de criar o app.
Leia mais notícias boas:
- Brasileira cria aplicativo tipo ‘Pokémon Go!’ para ensinar química
- Ex-zelador se torna bilionário com aplicativo de viagens
- Cientistas criam aplicativo de celular que pode identificar Alzheimer e TDAH
Missões ecológicas
Ao se cadastrarem no aplicativo, as crianças passam a receber tarefas, que podem ser cumpridas em qualquer lugar. Todas têm o propósito de preservar o meio ambiente.
Assim que cumprem uma tarefa, elas postam uma foto e podem seguir para a próxima etapa. Além disso, os pequenos também têm acesso a caça-palavras e quiz com temas ambientais.
E o sucesso foi tanto, que o aplicativo já está sendo usado por 40 escolas na Austrália.
Por enquanto, o Genus, disponível na Austrália, é gratuito para as escolas. A partir do ano que vem, será cobrada uma taxa de US$ 2 para o download.
Bem bacana, não é? Vamos torcer para chegar logo por aqui!
Com informações de Dailymail