Terminar uma faculdade já é uma conquista e tanto. Agora, receber o diploma das mãos da própria avó é um momento e tanto para se emocionar! Foi o que aconteceu com o estudante Leonardo Barili, que acaba de concluir o curso técnico em Publicidade, na cidade de Lajeado, no Rio Grande do Sul.
A avó do jovem, a professora Edi Fassini, é diretora do Centro de Educação Profissional. No evento da formatura, ela se emocionou muito ao entregar o diploma para o próprio neto. A emoção dos dois foi registrada em vídeo e viralizou no Facebook. Originalmente publicado na página da Univates, este momento em família contagiou mais de 3,5 milhões de pessoas. [vídeo no final da matéria]
“As solenidades de formatura sempre são emocionantes. Já presidi mais de 50 e sempre fico tocada pela alegria dos formandos, pelo entusiasmo da torcida da família e amigos. Mas esta foi muito especial, a vibração do Leo foi uma verdadeira explosão de energia e fiquei tão emocionada que não consegui conter as lágrimas… E a voz que teimava em falhar”, declarou a avó e professora Edi.
Emoção para a vida
A professora Edi contou que costuma participar das cerimônias de formatura dos cursos técnicos e, das mãos dela, milhares de estudantes recebem diplomas. Agora, ter o neto entre eles foi diferente para a educadora. No vídeo, a comoção da professora, que atua há mais de duas décadas na Univates, é visível.
Ela diz que o momento “foi muito, muito forte… Ele veio dançando até a mesa, e só então ouviu os gritos de amigos”, lembra a professora.
“Ele disse ‘Ô, loco!’ Percebi o quanto era significativo isso pra ele… Aí eu me quebrei… e demorou alguns segundos pra conseguir falar”, relata ela.
Realização em família
Leonardo é o primeiro neto de Edi. Ela conta que ao jovem nascer, várias intercorrências de saúde aconteceram.
“Foram semanas de sofrimento, dúvidas e orações. Vencida essa etapa, ele cresceu – e muito – saudável. Leonardo é empático, comunicativo, e sempre muito ‘da família’. Conferir a ele o título de Técnico foi muito especial”, diz a avó, orgulhosa.
Para Leo, o momento também foi marcante. “As mãos que já senti muitas vezes quando eu estava doente, quando eu dava ‘Bom dia’ numa manhã qualquer, foram as mesmas mãos que me titularam como um profissional qualificado”, explicou o neto, para quem o momento também causou muita emoção.
“Minha avó é uma mulher maravilhosa”, disse ele, lembrando que, em sala de aula, optou por não associar a experiência da avó na Univates ao nome dele.
“Foi pra eu também poder criar a minha história, sem estar na ‘carona’ de uma pessoa tão importante. E foi no momento perfeito, no qual eu estava sendo a estrela, que todos souberam que eu sou parte de outra estrela”, finalizou ele.
Assista:
Com informações de JBA Notícias