Vídeo no TikTok salva bebê com glaucoma. Desconhecida alertou a mãe. Assista!
As redes sociais também têm seu lado positivo. Graças ao vídeo de um bebê postado no TikTok, uma desconhecida percebeu que a criança tinha glaucoma – doença que pode levar à cegueira – e logo avisou à mãe.
Lily Fleet postou um vídeo vestindo seu filho Ari, que foi visto Laura Brown, uma optometrista – profissional que identifica problemas da visão.
Ao perceber que o olho esquerdo de Ari tinha uma aparência turva e um estrabismo durante alguns segundos do vídeo, ela enviou uma mensagem para Fleet sugerindo que a mãe levasse o bebê de oito semanas para fazer exames. Graças ao aviso, a criança foi diagnosticada e tratada a tempo!
O diagnóstico
Os testes revelaram que ele tinha glaucoma congênito, o que exigia uma cirurgia urgente para drenar o fluido do olho da criança.
“Quando fomos aos especialistas, eles disseram que isso não é percebido antes dos sete meses, então temos muita sorte”, disse Lily Fleet, de East London, na África do Sul.
A mãe contou que já tinha percebido algo estranho no olho do bebê “mas Laura me encorajou a procurar um especialista que fez toda a diferença”, afirmou.
Quase foi vítima de erro médico
Lily disse que notou que o olho de Ari não estava focando corretamente, mas foi tranquilizada por seu médico em um check-up de seis semanas do bebê.
Ela foi instruída a voltar se o estrabismo não tivesse se autocorrigido em três meses. A nebulosidade, que é causada pelo fluido não drenado, apareceu uma semana depois.
“Eu estava em dúvida sobre entrar em contato”, admitiu. “Eu me preocupava em ser a louca da internet. Mas você nem sempre consegue especialistas olhando para um bebê tão jovem, então decidi ir em frente.”
Gratidão
A mãe agradeceu muito pelo aviso que recebeu da seguidora do TikTok.
“Sou muito grata a ela por ter entrado em contato. É algo que nunca vou esquecer. Seria adorável ter um impacto na vida de alguém assim”, acrescentou.
“Ele perderia 100% ou a maior parte da visão daquele olho em alguns meses, se não fosse tratada”, disse Laura Brown, acrescentando que os pais não devem ignorar seus instintos sobre a saúde dos filhos.
“Se você acha que há algo com os olhos que você não tem certeza, faça o exame com um optometrista: são eles que fazem os exames oftalmológicos”, alertou.
Assista ao vídeo que fez a especialista entrar em contato com a mãe: