Só Notícia Boa
Comercial
Cientista sueco ganha Nobel de Medicina 2022 por estudos sobre genoma
6 de outubro de 2022
- Monique de Carvalho
Nobel de Medicina: Os estudos de Svante Pääbo ajudaram a criar a paleogenética - Foto: reprodução
Nobel de Medicina: Os estudos de Svante Pääbo ajudaram a criar a paleogenética - Foto: reprodução

O Nobel de Medicina 2022 foi anunciado esta semana e o escolhido é o sueco Svante Pääbo! E a conquista veio 40 anos depois de o pai dele, Sune Bergstrom, também ter conquistado o prêmio.

O comunicado foi feito pela Assembleia do Nobel no Instituto Karolinska, que parabenizou o cientista pelo excelente estudo sobre evolução humana.

A organizadora do evento informou que os vencedores dos prêmios de Física, Química, Literatura e Economia também já foram escolhidos e serão anunciados nos próximos dias.

Comercial

Pesquisas reconhecidas

De acordo com o comitê, o cientista levou a láurea de Medicina deste ano porque suas descobertas são fundamentais para o entendimento de como o nosso sistema imunológico reage a infecções.

A paleogenética revela como a sequências de genes ancestrais de nossos parentes extintos influenciam no funcionamento do corpo humano.

Svante Pääbo conseguiu explicar essas diferenças genéticas. Foi a partir deste trabalho que um campo científico surgiu: a paleogenética.

“Suas descobertas fornecem a base para explorar o que nos torna exclusivamente humanos”, afirmou o comitê.

Ficou em choque ao receber a notícia boa

Atualmente, o cientista é afiliado ao Instituto Max Planck de Antropologia Evolucionária, em Leipzig, na Alemanha, e ao Instituto de Ciência e Tecnologia de Okinawa, Okinawa, no Japão.

O biólogo descobriu que foi o ganhador do Nobel deste ano enquanto tomava uma xícara de café.

“Depois que o choque passou, uma das primeiras coisas que ele se perguntou foi se poderia compartilhar a notícia com sua esposa, Linda”, disse o comitê do prêmio.

Leia mais notícias boas:

As descobertas

O comitê do Nobel afirmou que o cientista sueco levou o prêmio porque realizou algo aparentemente impossível: sequenciou o genoma do Homem de Neandertal, um parente extinto dos seres humanos de hoje em dia.

Svante Pääbo também descobriu que a transferência de genes ocorreu desses hominídeos agora extintos para o Homo sapiens, a espécie à qual pertencemos. Essa transferência aconteceu após a saída migratória humana da África há aproximadamente 70 mil.

A partir da descoberta do cientista, foi possível entender melhor como o mundo era povoado nessa época.

Prêmio Nobel 2022

O prêmio Nobel de Medicina é sempre o primeiro a ser anunciado. As outras categorias (Física, Química, Literatura e Paz) serão entregues ao longo da semana; já a láurea em Economia será divulgada na próxima segunda (10). Veja o cronograma:

  • Física: anunciado na terça-feira (04) para Alain Aspect, John F. Clauser e Anton Zeilinger, por estudos inovadores sobre a mecânica quântica.
  • Química: anunciado na quarta-feira (05) para Carolyn R. Bertozzi, Morten Meldal e K. Barry Sharpless pela criação de uma ferramenta criativa para construção de moléculas.
  • Literatura: quinta-feira, 6 de outubro
  • Paz: sexta-feira, 7 de outubro
  • Economia: segunda-feira, 10 de outubro
Svante Pääbo sequenciou o genoma do homem neandertal - Foto: reprodução
Svante Pääbo sequenciou o genoma do homem neandertal – Foto: reprodução

Com informações de Poder 360

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial