Conheça Nicole Aunapu Mann, 45 anos, a primeira mulher indígena a conseguir ir ao espaço. A astronauta foi lançada do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, na semana passada e chegou à Estação Espacial Internacional (ISS).
Nicole faz parte da comunidade de origem nativa norte-americana Wailacki e é a comandante da missão! Além disso, a astronauta é uma das candidatas a ir para a Lua. Antes dela, apenas um outro indígena tinha chegado ao espaço: John Herrington, em 2002.
“Sinto-me muito orgulhosa. É importante que celebremos nossa diversidade e realmente comuniquemos isso especificamente para a geração mais jovem”, comemorou Nicole.
Missão
Nicole se formou em Engenharia Mecânica na Academia Naval dos Estados Unidos, fez mestrado e, em 2013, foi selecionada para se tornar integrante de um novo grupo de astronautas da Nasa. A concorrência era enorme – 6 mil candidatos para oito vagas.
Para esta missão, ela precisou treinar por quase uma década. Afinal, uma tarefa tão complexa exige muito estudo e treinamento.
A tripulação está a bordo da espaçonave da Spacex. Nessa missão também estão um americano, um japonês e uma russa. A expectativa é de que eles passem seis meses a bordos.
Amuleto
Como uma homenagem ao seu povo Wailacki, ela levou um filtro dos sonhos — um amuleto indígena que ganhou da mãe, Victoria, quando era criança.
Na cultura indígena norte-americana, os filtros dos sonhos simbolizam unidade e oferecem proteção.
“Será um pedacinho da minha família que levarei ao longo desta jornada”, disse a astronauta antes de embarcar.
Inspiração
Nicole se tornou inspiração para crianças e jovens indígenas e espera que a missão as faça acreditar em seus sonhos.
“Eu realmente espero que esta missão inspire as crianças indígenas americanas a seguir seus sonhos e perceber que algumas dessas barreiras que existem ou costumavam existir estão sendo derrubadas”.
Ver essa foto no Instagram
Com informações de Tilt