A vida de mais de trinta cães da raça Sptiz foi salva graças a uma ação policial nesta segunda-feira (17). Depois de uma denuncia, agentes foram ao local e encontraram os animais em condições de maus-tratos, fome, sede, todos presos em um canil clandestino em João Pessoa, na Paraíba.
A ação para desarticular o canil envolveu equipes da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Polícia Ambiental.
A denúncia foi repassada pelo vereador Guga, que recebeu a informação das irregularidades através das redes sociais e acionou a Seman.
Leia mais notícias boas:
- Cão encontrado no lixo ajuda nos resgates de Brumadinho
- O amor salva: veja como estão os filhotes das Búfalas de Brotas após resgate
- Herói! Entregador escala prédio e salva cão preso do lado de fora de janela
Nova vida
Os animais estavam em uma casa sem ambiente adequado e vários deles não tinham acesso a local coberto para se proteger do sol e da chuva. O local também estava sujo e com fezes espalhadas pelo chão. Os cães também estavam sem alimentação e água.
O coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, falou sobre a importância da participação da Polícia Ambiental e do trabalho realizado em parceria.
“Contamos com apoio dos protetores que estão em praticamente todos os bairros da cidade. São pessoas atentas, articuladas, que conhecem a legislação ambiental e nos ajudam a cuidar dos animais”, concluiu.
Futuro dos bichinhos
Segundo a Semam, assim que a situação legal dos animais for definida, eles serão castrados e disponibilizados para adoção.
O dono do canil vai ser autuado pelo crime de maus tratos e os cães resgatados estão temporariamente sob cuidados de protetores independentes.
Por isso, a gente reforça: não compre seu bichinho de estimação. Muitas vezes eles saem de locais como este, são explorados e ninguém sabe. O melhor sempre é adotar!
Com informações de Portal Correio