Desde o início do conflito entre a Ucrânia e a Rússia, vários ucranianos correm para deixar o país. Porém, muitos têm deixado seus bichinhos para trás. Até hoje, vários animais estão sendo resgatados. É o caso de oito lindos leões, que após meses de preparo, foram resgatados e salvos deste cenário de guerra.
Os grandes felinos foram retirados do Bio Park Zoo em Odessa, na Ucrânia, quando a invasão russa começou. No final de setembro, finalmente, eles chegaram no novo lar, em um santuário no Colorado, nos EUA.
“Estamos agradecidos por termos conseguido tirar todos os leões a tempo e salvá-los. É isso que importa. Eles viverão o resto de suas vidas em habitats naturais, grandes e intocados”, comemorou Pat Craig, diretor executivo do santuário The Wild Animal Sanctuary.
A missão foi complexa
Antes de chegarem até o Colorado, os seis leões adultos e dois filhotes tiveram que passar por outros zoológicos.
Primeiramente, um comboio transportou os leões de Odessa através da Moldávia para a Romênia, uma jornada que se estendeu por mais de 600 milhas, quase mil quilômetros.
Eles chegaram ao Zoológico de Targu Mures, na região da Transilvânia, na Romênia, em 24 de maio.
Nesse zoológico, os felinos passaram meses esperando por uma autorização de viagem de emergência para que pudessem embarcar em um voo de resgate, informouo santuário.
E eles finalmente chegaram em suas casas definitivas em 29 de setembro.
Leões estão bem e em paz
Graças a toda equipe envolvida em salvar os leões, a missão foi um sucesso e eles chegaram bem ao definitivo lar.
Os trabalhadores do santuário afirmaram que os animais já estão se adaptando ao seu novo lar, apesar da diferença de paisagens e, sobretudo, do clima entre a Ucrânia e os Estados Unidos.
Lindo trabalho, agora eles poderão viver bem, junto com seus filhotes! Aplausos!
Assista:
Com informações de Upsocl