Goiano de 11 anos está na final de mundial de Balé nos Estados Unidos
Tem mais um bailarino brasileiro ganhando o mundo! O goiano Vinicius Ferreira, de 11 anos, acaba de ser selecionado para a final do balé Youth America Grand Prix (YAGP), nos Estados Unidos. Ele se tornou um dos favoritos da competição após vencer a etapa sul-americana, que aconteceu em Goiânia agora em outubro.
Além desta conquista, Vinícius já tem previsão de outras viagens internacionais no próximo ano. Após ganhar uma bolsa integral, ele deve ir para Miami, em julho de 2023, para dançar na Miami City Ballet School, considerada uma das melhores escolas de balé do mundo. Ele ganhou a bolsa após se apresentar no Festival Internacional de Dança de Goiás, que aconteceu em julho deste ano.
“Eu me sinto muito honrado de ser selecionado para estar na final, na Flórida. Fiquei muito feliz com esse resultado. Vou para fora do país honrar aquelas pessoas que tem me ajudado. É uma experiência única”, disse o bailarino.
Oportunidades internacionais
O bailarino conta que está radiante com a conquista. O menino também está comemorando outra classificação em final do balé. Em setembro de 2023, ele participará Disney Performing Arts, em Orlando, na Flórida. O convite aconteceu depois de uma participação vitoriosa de Vinícius no Festival CBDD Kids, realizado em outubro de 2021, em Goiânia.
“Eu ganhei essas três oportunidades de ir para fora do país. Eu estou muito ansioso, até mesmo porque será a minha primeira vez. Estou muito nervoso”, disse o garoto.
Professora e coreógrafa de Vinícius, Tatiana Marcia Melo conta que se sente orgulhosa dos resultados obtidos pelo aluno. Ela disse que dá aula para ele desde que ele tinha 7 anos de idade. O garoto começou no balé através de um projeto social de Goianésia, onde vive.
“Muito orgulho em ver um fruto do meu trabalho chegar tão longe assim. Que ele continue voando e levando o nome do nosso estado, pais, pelo mundo a fora”, disse professora.
Tatiana conta ainda que deve acompanhar o aluno nas viagens internacionais. Segundo ela, como se trata de trabalho coreográfico, com apresentação e competição, ela precisa prepará-lo.
“Como professora, coreógrafa me sinto muito próxima dele. Passamos muito tempo juntos, ele fica mais em minha escola e casa do que na casa dele. É um comprometimento muito grande”, disse a professora.
Mãe do bailarino, Maria Aparecida Nunes de Sousa, de 42 anos, conta que sente muito orgulho em ver o filho alcançado lugares que ela jamais pôde imaginar.
“Fico muito feliz por ele, peço a Deus que ele consiga realizar o sonho dele. Fico muito orgulhosa. Ele nasceu com esse desejo no coração, esse talento”, disse a mãe.
Leia mais notícias boas:
- Bailarino autista que morou em lixão, vence depressão e é chamado para festival na Alemanha
- Bailarina que perdeu audição e equilíbrio dá aulas de balé e violão para surdos e cegos
- Bailarina do Piauí conquista bolsa e fará intercâmbio nos EUA
Trajetória
Vinicius começou no balé com apenas 7 anos de idade, quando foi selecionado para um projeto social oferecido pela prefeitura da cidade.
Em 2019, ele conquistou uma bolsa de estudos em uma escola de dança do município e, desde então, o vem sendo destaque em todas as competições que participa, chegando a audição do ballet Bolshoi do Brasil.
“Ele é um menino diferenciado, muito brilhante. Desde o primeiro dia que vi ele dançar sabia que ele seria destaque onde fosse. Tenho certeza que ele ainda vai muito longe”, afirmou a professora.
Com informações de Mais Goiás