Eslovênia elege a primeira mulher presidente da história do país

Natasa Pirc Musar marcará a história da Eslovênia para sempre! Advogada, ela se tornou a primeira mulher eleita presidente do país. A candidata apoiada pela centro-esquerda, venceu o segundo turno neste domingo (13).
Natasa tem 54 anos e conseguiu 53,86% dos votos no segundo turno, enquanto o rival dela, o político de direita e ex-ministro das Relações Exteriores Andze Logar, obteve 46,14%, segundo dados da comissão eleitoral com base em 99% dos votos apurados.
“Farei o meu melhor para ser uma verdadeira presidente para todos, para trabalhar pelos direitos humanos e democráticos fundamentais e constitucionais e pela democracia”, disse a candidata eleita.
Diálogo como base do governo
Ao saber os resultados parciais da apuração dos votos, Natasa anunciou que, como presidente, “cultivará a cultura do diálogo”, que defenderá “a aproximação entre a esquerda, a direita, os verdes, os amarelos, os velhos e os jovens”.
“A Eslovênia merece mais. Merece uma presidente com ânimo. Toda a minha, vida lutei pelos mesmos valores, pelos direitos humanos, pelo Estado de direito, então não tive que me preparar para esta campanha”, disse.
Leia mais notícias boas:
- Pela primeira vez, uma mulher indígena vai ao espaço. Conheça!
- Primeira mulher preta cientista recebe prêmio internacional da ONU
- Pela primeira vez uma mulher será chefe da polícia de Nova Iorque
Independência política
A nova presidente da Eslovênia é uma prestigiada advogada, jornalista e especialista em proteção de dados e transparência.
Natasa destacou na campanha o fato de nunca ter sido filiada a nenhum partido, o que garantiria a independência dela, embora se declare de centro-esquerda.
De fato, ela recebeu apoio neste segundo turno dos três partidos do governo: o Movimento Liberdade (GS) do primeiro-ministro liberal-ecologista Robert Golob, dos social-democratas (SD) e da esquerda (Levica).
No plano exterior, a futura presidente prometeu defender uma Eslovênia “no coração da União Europeia, com base no império da lei e na solidariedade”.
Com informações de O Povo

Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Mãe de aluna vê ônibus escolar em chamas e salva 22 crianças; coragem
Mulher socorre homem atropelado, se apaixona por ele e os dois se casam
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos